Notícias

Opep reduz previsão de demanda por petróleo em 2020; coronavírus gera dúvida sobre 2021

14 de Agosto de 2020

Notícias

A Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) disse ontem que a demanda global por petróleo deve cair mais em 2020 do que previsto antes, devido à pandemia do coronavírus, e que uma recuperação no próximo ano enfrenta grandes incertezas. A demanda mundial por petróleo deve recuar em 9,06 milhões de bpd (barris por dia) neste ano, disse a Opep em relatório mensal, mais do que os 8,95 milhões de bpd projetados há um mês.

Os preços do petróleo desabaram neste ano devido aos impactos da covid-19, que incluíram restrições a viagens e desaceleração da atividade econômica. Embora alguns países tenham aliviado medidas de isolamento, permitindo que a demanda se recupere, a preocupação com novos surtos do vírus tem segurado os preços, o que a Opep espera que continue. "O petróleo e os preços de produtos de petróleo continuarão a ser impactados no segundo semestre de 2020 por preocupações sobre uma segunda onda de infecções e pelos maiores estoques globais", disse o grupo no relatório.

A Opep manteve sua previsão de que a demanda em 2021 deve se recuperar em 7 milhões de bpd, mas disse que essa projeção está sujeita a grandes incertezas que podem resultar em "um impacto negativo sobre o consumo de petróleo". "Quase todas previsões apontam que o combustível de aviação deve sofrer em 2021 para recuperar a demanda perdida", disse a Opep. "A demanda por gasolina enfrentará pressão para voltar aos níveis de 2019." A Opep disse que sua produção cresceu em 980 mil bpd em julho, para 23,17 milhões de bpd, principalmente porque a Arábia Saudita e outros países do Golfo encerraram cortes voluntários de oferta que haviam realizado em junho. de 97% com o acordo de restrição de oferta da Opep+, segundo cálculo da Reuters — abaixo do número de junho, que ficou acima de 100%.

 

Fonte: Reuters via UOL- 13/08

Veja também