Notícias

País registra aumento de 0,4% no consumo de energia

13 de Janeiro de 2017

Notícias

O consumo de energia elétrica no Brasil subiu 0,4% entre os dias 1º e 10 de janeiro na comparação com o início do mesmo mês no ano passado, informou ontem a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

No mercado cativo, onde clientes são atendidos pelas distribuidoras, o consumo caiu 2,5%, influenciado pela migração de empresas desse setor para o mercado livre de energia, no qual grandes consumidores negociam contratos de suprimento com geradores ou comercializadoras.

No ambiente livre, por sua vez, houve alta de 10,3% no consumo, com a adesão demais empresas ao segmento.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a entrada em operação de uma unidade geradora da casa de força complementar (sítio Pimental) da usina de Belo Monte, localizada no Pará. A autorização está publicada no Diário Oficial da União (DOU) dessa quinta-feira (12).

A turbina da usina paraense começaria a operar a partir de ontem mesmo com capacidade de 38.850 kW. Quando concluída, a usina da Norte Energia terá capacidade instalada de 11.233 MW, sendo 11 mil MW na casa de força principal e 233 MW na casa de força complementar.

(Fonte: Diário do Comércio – 13/01)

Veja também