Pesquisa traça cenário favorável para o agronegócio brasileiro

De acordo com a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, o agronegócio deverá apresentar um crescimento significativo nas próximas décadas.

Representantes da comunidade científica estão otimistas quanto ao futuro do agronegócio brasileiro. As expectativas positivas foram apresentadas durante uma audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), realizada na última semana.

De acordo com os pesquisadores presentes no evento, a agricultura nacional deverá apresentar um forte crescimento nas próximas décadas, desde que sejam feitos os investimentos necessários em ciência e tecnologia. O debate, que faz parte da avaliação da Política de Pesquisa Agropecuária, foi sugerido pelo presidente do colegiado, senador Ivo Cassol (PP-RO).

Para Gonçalo Pereira, representante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o setor de produção de biocombustíveis pode ser considerado como um dos mais promissores. Se o Brasil utilizar metade dos 200 milhões de hectares destinados atualmente a pastagens (em sua maioria degradadas), ele poderá expandir sua produção de etanol, criando condições de substituir o consumo mundial de gasolina.

Se em vez de produzirmos etanol de 1ª geração produzirmos etanol de 2ª geração com cana-de-açúcar, uma conta simples mostra que se dedicarmos a metade desta área de pastagem para esta produção, conseguiremos substituir o consumo global de gasolina, revelou.

Fonte: ES Brasil  - 06/12/17

 

 

Relacionadas