Notícias

Petrobras muda periodicidade de reajuste no preço do diesel

26 de Março de 2019

Notícias

Os preços do diesel serão reajustados, a partir de agora, por períodos não inferiores a 15 dias, informou a Petrobras nesta terça-feira. A mudança na periodicidade dos ajustes foi aprovada no dia anterior pela diretoria executiva da companhia.

Com isso, a companhia abandona o formato usado desde 3 de julho de 2017 que previa reajustes com maior periodicidade, inclusive diariamente. Em março de 2018, a empresa fez outra mudança e passou a divulgar os preços do litro da gasolina e do diesel vendidos pela companhia nas refinarias e não mais os percentuais de reajuste.

Segundo a Petrobras, mecanismos de proteção, como o hedge com o emprego de derivativos, continuarão sendo usados com o objetivo de preservar a rentabilidade de suas operações de refino.

A estatal diz ainda que ficarão mantidos os princípios que balizam a prática de preços competitivos, como observância de preços de paridade internacional (PPI), margens para remuneração dos riscos inerentes à operação e nível de participação no mercado.

“A companhia manterá a observância de preços de paridade internacional (PPI), abstendo-se, portanto, de práticas que poderiam caracterizar o exercício de poder de monopólio, já que possui 98% da capacidade de refino do Brasil”, diz trecho do comunicado.

Ainda sobre esse aspecto, a Petrobras cita uma pesquisa do site Globalpetrolprices.com que, segundo a empresa, mostra que o preço do diesel ao consumidor final no Brasil é 18% inferior à média global e inferior aos preços observados em 106 países.

Cartão

A BR Distribuidora está desenvolvendo um cartão de pagamentos para caminhoneiros voltado para a compra de diesel a preço fixo nos postos com a bandeira BR, informou a Petrobras. A implantação deve ocorrer num período estimado de 90 dias, segundo a estatal.

“O cartão caminhoneiro servirá como uma opção de proteção da volatilidade de preços, garantindo assim a estabilidade durante a realização de viagens”, diz a companhia.

Valor Econômico - 26/03/2019

Veja também