Notícias

Petróleo Brent supera US$ 50 pela 1ª vez desde março com otimismo por vacina

11 de Dezembro de 2020

Notícias

Os preços do petróleo avançaram quase 3% nesta quinta-feira, com o Brent superando a marca de 50 dólares por barril pela primeira vez desde o início de março, impulsionados por expectativas de uma recuperação mais rápida de demanda à medida que países começam a lançar vacinas contra a Covid-19.

O sentimento altista no mercado ofuscou um forte aumento nos estoques de petróleo dos Estados Unidos, que mostraram que ainda há ampla oferta disponível.

O Reino Unido deu início à vacinação nesta semana, e os EUA podem começar as inoculações ainda nesta semana. Na quarta-feira, o Canadá aprovou sua primeira vacina e disse que as primeiras aplicações devem ocorrer na semana que vem.

O petróleo Brent fechou em alta de 1,39 dólar, ou 2,8%, a 50,25 dólares por barril, engatando o terceiro dia de ganhos. O petróleo dos EUA (WTI) avançou 1,26 dólar, ou 2,8%, para 46,78 dólares o barril.

Ambos os valores de referência atingiram os maiores níveis desde março, com os contratos registrando, respectivamente, máximas de 51,06 dólares e 47,74 dólares na sessão. No entanto, seus índices de força relativa mostraram que ambos entraram em território de sobrecompra.

"Não é todo dia que o mercado ignora aumentos semanais nos estoques de petróleo dos EUA", disse Bjornar Tonhaugen, diretor de Mercados de Petróleo da Rystad Energy. "As vacinações aceleradas estão gerando expectativas de que a demanda por petróleo se beneficie mais rapidamente, e os mercados da América do Norte são grandes consumidores."

 

Fonte:  Época Negocios – 10/12

Veja também