Notícias

Petróleo fecha em alta com expectativa de menor oferta do Irã

17 de Outubro de 2018

Notícias

Os preços do petróleo se recuperaram das quedas de mais cedo e fecharam em alta nesta terça-feira (16), amparados, principalmente, pela expectativa de redução da oferta da commodity à medida que se aproxima a data em que entram em vigor sanções americanas contra o Irã. Os persistentes ruídos entre Estados Unidos e Arábia Saudita, por causa do jornalista saudita desaparecido, também influenciaram o mercado nesta terça.

Em Nova York, o petróleo WTI para novembro fechou em alta de 0,20%, a US$ 71,92 o barril. Já o Brent, referência global da commodity, para dezembro subiu 0,78%, a US$ 81,41 o barril, em Londres.

As sanções de Washington contra Teerã devem passar a valer a partir do começo de novembro e podem deprimir mais as exportações de petróleo iraniano, já em baixa.

O cenário de menor oferta do Irã acaba se sobrepondo a dados recentes que indicam aumento de disponibilidade de petróleo nos EUA. Ontem, a Administração de Informação de Energia (EIA, na sigla em inglês) projetou que os campos americanos de petróleo de xisto devem produzir em novembro um recorde de 7,71 milhões de barris por dia.

No fim da tarde desta terça-feira, o American Petroleum Institute deve divulgar dados semanais de estoques. Nesta quarta (17), é a EIA que reportará números oficiais sobre a oferta semanal de petróleo e derivados nos EUA.

Valor Econômico - 16/10/18

Veja também