Notícias

Petróleo fecha em queda, mas avança na semana, após passagem de furacão

31 de Agosto de 2020

Notícias

Os contratos futuros do petróleo fecharam a sessão desta sexta-feira (28) em queda, mas anotaram ganhos no acumulado da semana, depois da passagem do furacão Laura forçar uma interrupção da produção da commodity no Golfo do México.

O contrato do petróleo Brent para outubro fechou em leve queda de 0,08%, a US$ 45,05 por barril, acumulando, porém, ganhos de cerca de 1,6% na semana. O contrato do WTI para o mesmo mês recuou 0,16%, a US$ 42,97 por barril, mas avançou 1,5% na semana.

Ambas as referências do petróleo anotaram ganhos acentuados nos dois primeiros dias da semana, em meio aos temores sobre os possíveis danos causados pela passagem do furacão Laura e a uma paralisação preventiva de mais de 80% da capacidade de produção e refino do Golfo do México. Após chegar no continente, porém, o furacão perdeu força e foi reduzido a uma tempestade.

A tempestade foi menor do que o previsto, reduzindo a probabilidade de paralisações prolongadas, disse Jason Gammel, analista da Jefferies, em uma nota. Ainda assim, grande parte da capacidade de refino em Lake Charles, Louisiana, e nas proximidades de Port Arthur, Texas, foi paralisada antes da passagem do furacão, observou Gammel, o que, somadas a algumas reduções e fechamentos na área de Houston, provavelmente afetou cerca de 3,4 milhões de barris por dia de capacidade de refino.

"Daqui para a frente, o complexo de petróleo parece preparado para alguma consolidação dos preços, até que a próxima grande tempestade comece a se dirigir em direção ao Golfo do México", disseram analistas da Ritterbusch & Associates. "Com uma temporada de furacões mais ativa do que o normal aparentemente à frente, é provável que mais oscilações de preços estejam a caminho"

Analistas dizem também que a diferença de preço entre o barril de petróleo bruto e os produtos dele refinados permanecem em níveis pouco atraentes, o que pode pesar na demanda por petróleo.

 

Fonte:  Valor Econômico - 28/08

Veja também