Notícias

Petróleo perto de alta de um mês em meio a cortes da Opep, incerteza econômica

11 de Janeiro de 2019

Notícias

O petróleo foi negociado perto do máximo de um mês após entrar em um mercado altista, enquanto a tensão entre uma perspectiva econômica incerta e os esforços da Opep para restringir a oferta continuaram a causar negociações voláteis.

O West Texas Intermediate recuou 0,5% após uma recuperação na quarta-feira, que elevou a recuperação do petróleo bruto de uma baixa de 18 meses em dezembro para 23%. Os preços subiram, pois, o ministro da Energia da Arábia Saudita, Khalid Al-Falih, expressou confiança de que a contenção na produção da coalizão da Opep + equilibraria o mercado. No entanto, os investidores continuam cautelosos enquanto esperam por detalhes concretos das negociações comerciais EUA-China, que estão nublando as perspectivas econômicas.

O ganho de oito dias do petróleo até quarta-feira marcou seu maior avanço desde meados de 2017, refletindo um retorno do otimismo econômico enquanto os EUA e a China trabalhavam para resolver sua disputa comercial e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo iniciou cortes de produção. No entanto, um aumento nos estoques americanos de petróleo na quarta-feira serviu como um lembrete de que a produção em expansão de óleo de xisto nos EUA ainda pode deixar o mercado global com mais oferta do que precisa.

“O pessimismo dos participantes do mercado no final do ano era excessivo e, portanto, esperávamos que os preços aumentassem”, disse Eugen Weinberg, chefe de pesquisa de commodities do Commerzbank AG em Frankfurt. “No entanto, para um novo aumento de preço, é necessária uma ação decisiva da Opep. ”

O WTI para entrega em fevereiro foi negociado a US $ 52,12 o barril, com queda de 24 centavos, na New York Mercantile Exchange a partir das 10h35, horário de Londres. Os preços subiram 5,2% na quarta-feira para o maior nível desde 13 de dezembro.

O Brent para liquidação em março caiu 16 centavos, para US $ 61,28 o barril, na ICE Futures Europe Exchange, em Londres, e foi negociado com um prêmio de US $ 8,81 para o WTI, no mesmo mês. O petróleo de referência global também saltou mais de 20% desde 24 de dezembro, atendendo à definição de um mercado altista.

US STOCKPILES

Enquanto a US Energy Information Administration informou que os estoques de petróleo encolheram 1,68 milhão de barris na semana passada, a maior queda desde novembro, houve substanciais aumentos no fornecimento de produtos refinados como a gasolina. No geral, o estoque de petróleo foi de 13,3 milhões de barris, a segunda semana consecutiva que ganhou mais de 10 milhões.

O risco de um superávit emergente agitou a Arábia Saudita, o maior produtor da Opep, para tentar tranquilizar os mercados de que o cartel e seus parceiros estão agindo.

O ministro da Energia, Al-Falih, disse em Riad na quarta-feira que o corte de 1,2 milhão de barris por dia prometido pela coalizão será mais que suficiente para equilibrar o mercado. Ele acrescentou que “não descartaria a necessidade de ações adicionais de algum tipo” se a atual estratégia se mostrar inadequada.

Enquanto isso, os EUA e a China fecharam três dias de negociações comerciais de nível médio na quarta-feira, elevando o S & P 500 Index pelo quarto dia para o mais alto em quase um mês. As negociações foram “extensas, profundas e detalhadas” e lançaram as bases para a resolução de questões de interesse mútuo, informou o Ministério do Comércio da China em um comunicado. Os EUA disseram que querem que qualquer acordo inclua “verificação em andamento e aplicação efetiva”.

Também na quarta-feira, as atas da reunião do Federal Reserve em dezembro mostraram que os formuladores de políticas estavam atentos à recente volatilidade do mercado financeiro e aos riscos para as perspectivas. O crescente otimismo dos investidores ajudou a ofuscar um relatório do governo mostrando um salto acentuado nos estoques para a gasolina e o diesel dos EUA, um sinal de baixa para a futura demanda bruta.

Site O Petróleo - 10/01/2019

Veja também