Notícias

Petróleo recua com atraso na decisão da Opep + sobre cortes na produção

05 de Janeiro de 2021

Notícias

Os futuros do petróleo terminaram a sessão desta segunda-feira (4) em queda, após a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados, grupo conhecido como Opep +, não terem conseguido chegar a um acordo sobre sua política de produção, indicando a retomada das negociações amanhã.

Além das incertezas sobre a oferta de curto prazo, a aversão a ativos de risco observada nos mercados acionários em Nova York também pressionou os preços da commodity.

Os contratos futuros mais ativos do WTI, para fevereiro, terminaram o dia em queda de 1,85%, a US$ 47,62 o barril, na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex). Já os preços do Brent para o mês de março recuaram 1,37%, aos US$ 51,09 o barril, na ICE, em Londres.

A maior parte da Opep + é favorável à manutenção dos níveis atuais de produção, mas a Rússia e o Cazaquistão querem ver um aumento de 500 mil barris por dia em fevereiro, de acordo com Amena Bakr, correspondente chefe da Opep na Energy Intelligence.

Em comentários de abertura da reunião ministerial da Opep +, nesta segunda-feira, o ministro saudita da energia, o príncipe Abdulaziz bin Salman, disse que, embora a vacina seja um "sinal muito bem-vindo" para o mercado de petróleo, a Opep e seus aliados devem ser cautelosos quanto à demanda global, já que ela permanece muito aquém de onde estava no início de 2020 e a nova variante do vírus é um fator “imprevisível”.

“Acreditamos que no ambiente atual, no qual há preocupações reais sobre as últimas ondas de covid-19, o melhor caminho para a Opep + é manter os cortes de produção inalterados nos níveis atuais”, disse Warren Patterson, chefe de estratégia de commodities da ING, em nota. “Apesar da força recente e dos spreads estáveis, o mercado ainda está claramente vulnerável, e adicionar mais oferta arrisca uma retração nos preços”, escreveu ele.

 

Fonte:  Valor Econômico – 04/01

Veja também