Notícias

População é quem mais ganha com aumento nas vendas de etanol

19 de Novembro de 2018

Notícias

O mercado brasileiro de etanol continua aquecido. Na segunda quinzena de outubro, as vendas de hidratado atingiram 1,07 bilhão de litros, alta de 26,54% sobre o montante comercializado em igual período do ano passado. Para o diretor da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Antonio de Padua Rodrigues, além dos produtores, as vendas do biocombustível também beneficiam a população de uma forma geral.

“A utilização do etanol traz benefícios diretos ao meio ambiente e à saúde das pessoas. Quando comparado à gasolina, o biocombustível gerado da cana emite até 90% menos CO2, um dos principais gases causadores do efeito estufa”, explica, em comunicado, o executivo.

Ainda segundo dados da UNICA, entre 2013 e setembro de 2018 o uso de etanol em veículos leves proporcionou uma redução superior a 500 milhões de toneladas de CO2. Utilizando a mesma comparação, o total de emissão evitado pelo renovável da cana é comparável a cerca de 840 milhões de viagens de caminhão entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Além do ganho ambiental, o uso de etanol proporciona maior economia ao consumidor. Isso porque, analisando os preços dos combustíveis na última semana em São Paulo e comparando esses valores com o rendimento técnico médio dos veículos (73%), a UNICA destaca que um proprietário de carro flex que utiliza em torno de 200 litros de combustível por mês, pode obter uma economia aproximada de R$ 120 mensalmente optando pelo etanol.

Datagro - 19/11/18

Veja também