Notícias

PPP faz parte da pauta de demandas entregue ao governador em Frutal

22 de Setembro de 2017

Notícias

A prefeita de Frutal (Triângulo Mineiro), Ciça, entregou ontem ao governador do estado, Fernando Pimentel, uma pauta de demandas para a região, por ocasião da realização na cidade do circuito Frutal dos Fóruns Regionais de Governo do Estado de Minas Gerais, solicitando entre outras ações, o retorno das Parcerias-Público-Privadas (PPPs) para construção de rodovias.

A pauta de demandas entregue ao governador envolveu também as áreas da saúde, educação, desenvolvimento econômico e segurança pública. No caso PPPs, foram entregues também ao governador 38 cargas de diversas entidades, associações comunitárias, prefeituras, câmara de vereadores solicitando o empenho para reativação da legislação no estado.

A demanda para o retorno das PPPs envolve projetos na região, como o proposta pela Usina Cerradão, que prevê a ligação da MG-255, na altura do quilômetro 30, passando pelo povoado de Boa Esperança e pelas comunidades da Quineira, São Mateus e Final da Linha até a BR-364, na altura do quilômetro 100. Esse primeiro trecho será dividido em duas etapas.

Em seguida, de acordo com o projeto, a terceira etapa da pavimentação visa ligar a MG-255, na altura do quilômetro 27 até o distrito de Aparecida de Minas. Já a quarta e última etapa do projeto propõe ligar o trecho que foi construído na primeira etapa à BR-153, passando pelo povoado de Água Santa.

O projeto foi apresentado na sexta-feira (15) pelo empresário Adalberto Queiroz da Usina Cerradão, visando o investimento na infraestrutura para otimizar o escoamento da produção agropecuária de Frutal e o fluxo de moradores e trabalhadores da região abrangida.

A reunião contou com a presença de prefeitos da região, representantes da classe política, da comunidade frutalense, da Câmara de Vereadores, da indústria do açúcar e álcool e do governo de Minas.

Na ocasião, o empresário Adalberto Queiroz destacou que a construção dessa malha viária é de extrema importância para o setor sucroalcooleiro, mas também para o desenvolvimento econômico e social dos produtores e moradores daquelas regiões. “Com essa PPP planejamos melhorar o fluxo de escoamento, mas também proporcionar um acesso de maior qualidade para o morador da zona rural”, destacou.

A Prefeita Ciça enfatizou que os benefícios dessa PPP, caso seja efetivada, vai alcançar toda a classe produtora, além de trazer mais desenvolvimento e gerar mais economia para quem mora e vive na zona rural. “Já começamos trabalhar para viabilizar essa parceria e para que essa demanda não seja apenas uma demanda de Frutal, mas de toda a região, por isso eu agradeço muito os meus amigos prefeitos que vieram até aqui para esta reunião”, considerou a chefe do executivo frutalense.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Álcool e Açúcar de Minas Gerais, (SIAMIG) Mário Campos ressaltou que no passado, o setor teve ótimas experiências através de PPPs. “Essas parcerias foram muito bem sucedidas, e acreditamos que juntos, prefeitura, o governo do Estado e a vontade do empreendedor, vamos conseguir fazer com que essas parcerias possam voltar. Só pra gente ter uma ideia, através delas foram pavimentadas aproximadamente 290 quilômetros de estradas” destacou.

Na oportunidade, o prefeito de Pirajuba Rui Ramos falou em favor das PPPs, e contou que também teve boas experiências com essas parcerias. O deputado Leonidio Bolças, que também esteve presente na reunião, ressaltou a importância de o governo retomar projetos através de PPPs e se colocou à disposição em Belo Horizonte para trabalhar em favor do projeto apresentado pela Usina Cerradão.

(Fonte: Prefeitura de Frutal – 21/09/17)

Veja também