Notícias

Preço do petróleo sobe mais de 4% com ômicron 'menos severa' e decisão da Arábia Saudita

07 de Dezembro de 2021

Notícias

Os contratos futuros do petróleo fecharam o pregão desta segunda-feira em forte alta, impulsionados pela notícia de que a Arábia Saudita elevou os preços oficiais da commodity para clientes asiáticos e nos EUA, e também por um relativo alívio em relação à variante ômicron.

O contrato do petróleo Brent para fevereiro fechou em alta de 4,57%, a US$ 73,08 por barril na ICE, em Londres, e o do petróleo WTI para janeiro subiu 4,87%, a US$ 69,49 por barril na Bolsa de Mercadorias de Nova York. O índice dólar DXY, que normalmente tem correlação negativa com a commodity, operava há pouco em alta de 0,21%, a 96,319 pontos.

A decisão da estatal Saudi Aramco de elevar os preços da commodity "revela confiança nos mercados, mas não altera as perspectivas incertas de qualquer maneira", disse Craig Erlam, analista sênior de mercados da Oanda, à "Dow Jones Newswires".

O movimento se antecipa a um aumento na produção dos membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+), que acordou na sua última reunião reduzir os cortes de produção em 400 mil barris diários em janeiro.

Erlam aponta, porém, que o que mais impulsionou o mercado de petróleo hoje são os relatos de que a ômicron é "menos severa, de acordo com relatos, e, se mais boas notícias seguirem, podemos todos relaxar um pouco e os riscos à economia vão se reduzir".

 

Fonte: Valor Investe – 06/12

 

 

Veja também