Notícias

Preços do etanol caíram em 12 Estados e no DF, aponta ANP

21 de Novembro de 2019

Notícias

Os preços do etanol hidratado (que abastece diretamente nos tanques) caíram para os motoristas da maior parte dos Estados na semana passada.

Segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) feito na semana encerrada dia 16 de novembro, os preços do produto recuaram em 12 Estados e no Distrito Federal e subiram em 11 unidades federativas. Em dois Estados os preços ficaram estáveis e, no Amapá, não houve levantamento na semana anterior.

O etanol continuou economicamente mais vantajoso do que a gasolina em quatro Estados (São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás), se levada em consideração o patamar de paridade em 70%.

Considerado o patamar de paridade de 73%, que começa a ser utilizado pelo setor como nova referência, o etanol também estaria mais competitivo no Paraná e em Sergipe.

A relação mais vantajosa é observada em Mato Grosso, onde os preços são pressionados pela oferta adicional de etanol produzido nas usinas de processamento de milho. Na semana passada, a relação estava em 58%, mesmo após uma alta de 1,36% no preço médio do produto, para R$ 2,617 o litro — o menor valor médio para o etanol no país.

Em São Paulo, maior polo consumidor, que responde por metade do consumo brasileiro, os preços subiram 0,84% na semana passada, para R$ 2,767 o litro — equivalente a 66,4% do preço médio da gasolina.

Fonte: Valor Econômico - 19/11/2019

Veja também