Notícias

Preços do etanol continuam em queda na maioria dos Estados

07 de Dezembro de 2021

Notícias

Os preços do etanol hidratado (usado diretamente nos tanques dos veículos) caíram nos postos da maior parte dos Estados do país na semana passada, acompanhando o recuo da gasolina nas bombas. Porém, o biocombustível continua registrando valores acima de R$ 6 o litro em oito Estados.

De acordo com levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizado na semana encerrada dia 4, o etanol hidratado ficou mais barato do que na semana anterior em 14 Estados e no Distrito Federal. Em outros 11 Estados os preços subiram, enquanto em Pernambuco ficaram estáveis.

Como o recuo dos preços do combustível renovável apenas acompanhou, no geral, os preços da gasolina, o etanol continuou sem oferecer vantagem econômica em relação ao rival fóssil aos motoristas em nenhum Estado.

Goiás permanece como o Estado onde o hidratado oferece a menor desvantagem, já que o preço do litro está em 76% do valor cobrado pela gasolina. Os preços do biocombustível só são mais vantajosos para a média da frota flex brasileira quando equivalem a 70%, ou menos, dos valores da gasolina.

No maior polo de consumo do país, São Paulo, os preços do etanol caíram 0,63% na semana passada e a correlação ante a gasolina ficou em 81% — ainda distante da paridade.

 

Fonte: Valor Econômico – 06/12

Veja também