Notícias

Preços do etanol se mantiveram competitivos em quatro estados do país na semana passada

01 de Dezembro de 2020

Notícias

O etanol hidratado (usado diretamente os tanques dos veículos) se manteve competitivo em relação à gasolina nas bombas de quatro Estados na semana encerrada em 28 de novembro, de acordo com levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O preço do biocombustível ficou em até 70% do valor cobrado pela gasolina nos postos de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, como na semana anterior. Quando o percentual é superior 70%, a gasolina é mais competitiva, levando-se em consideração as características energéticas dos dois produtos.

Nos postos paulistas, mesmo com a alta semanal de 0,58% o preço médio do hidratado ficou em R$ 2,93, exatamente 70% do valor da gasolina, que também subiu no período. Em Goiás e Mato Grosso a correlação ficou em 67%, enquanto em Minas foi de 68,9%.

Em todo o país, o preço médio do etanol subiu em 12 Estados e no Distrito Federal e caiu em outras 13 unidades federativas. Não houve pesquisa no Amapá.

Em São Paulo e Minas Gerais, os principais centro de consumo, os preços deram sequência à alta das semanas anteriores, com o repasse da valorização do produto nas usinas. Na semana passada, porém, o biocombustível parou de subir entre os produtores e registrou até uma ligeira queda de 0,18%, segundo o indicador Cepea/Esalq para o produto nas usinas paulistas, a R$ 2,0707 o litro.

 

Fonte:  Valor Econômico – 30/11

Veja também