Notícias

Produção de equipamentos para o setor sucroenergético avança em MG

20 de Outubro de 2017

Notícias

A Expocigra 2017 serviu de palco também para a entrega simbólica de equipamentos que já estão sendo produzidos no estado para atender o setor sucroenergético, uma novidade já que a grande maioria é adquirida em São Paulo. Tratam-se das “faquinhas”, que fazem parte do conjunto de corte da colhedora de cana, com grande demanda por parte das usinas.

Protótipos das “faquinhas” foram apresentados na feira na quarta-feira (18) pelas empresas do Vale Aço (região de Ipatinga), Ramac, Qualitec e Metalnobre, que desde o início do ano se debruçaram sobre o projeto e produziram conjuntos pilotos das peças com metais mais resistentes do que o usado atualmente nas colhedoras, em parceria com a Usina Santo Ângelo de Pirajuba, Triângulo Mineiro, a qual forneceu todas as informações técnicas do produto. O projeto é uma ação do Programa de Competitividade Industrial Regional (PCIR), executado pelo Sistema FIEMG, em parceria com a SIAMIG.

Ontem (19), as faquinhas foram levadas à Usina Santo Ângelo, para apresentação ao diretor José Manuel e toda equipe técnica, e dar início aos testes de campo, a fim de comprovar sua durabilidade e eficácia.

De acordo com o gerente Administrativo da SIAMIG, Douglas Martins, as usinas têm uma demanda muito grande pelo implemento, com um custo alto por safra, pois há um grande desgaste e quebra, sendo que em breve poderão compra-lo no estado.  “Já existem, também, iniciativas para fabricação de outros componentes da colhedora em Minas”, afirmou.

Na entrega simbólica dos equipamentos na Expocigra, estavam presentes o prefeito de Uberaba, Paulo Piau; o presidente da Fiemg Vale do Rio Grande, Altamir Rosso; o presidente do CIGRA, Gleison Borges; o diretor da Usina Santo Ângelo, José Luis Balardin; o diretor financeiro da Delta, Alberto Klumb; o presidente e Gerente Administrativo da SIAMIG, Mário Campos e Douglas Martins; o Superintendente de Ambientes de Negócios da Fiemg, Guilherme Leão; a Gerente de Projetos Industriais Simone Porto, e os analistas Pedro Casassanta e a Daniela Azevedo do PCIR;  a Supervisora técnica do Senai Ipatinga,  Renata Silva, o Coordenador Técnico do Sindimiva, José Arinos Ferreira, e o sócio da Qualitec, José de Castro Silva.

(Fonte: Gerência de Comunicação SIAMIG – 20/10/17)

Veja também