Notícias

Produção industrial em MG caiu 0,8% em julho

12 de Setembro de 2018

Notícias

A produção industrial em Minas mostrou retração de 0,8% em julho na comparação com igual mês do ano passado. A queda de ritmo das fábricas mineiras ocorreu ainda em todas as outras bases comparativas. Em relação ao desempenho nacional, o Estado também não se saiu bem: o Brasil apresentou alta da atividade industrial de 4% na relação julho 2018/julho 2017. As informações foram divulgadas ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Supervisora de pesquisa econômica do IBGE em Minas, Cláudia Pinelli informou ontem que o setor ainda sofre os impactos da greve dos caminhoneiros e também sente a interferência da proximidade das eleições. “A eleição deixa o cenário instável, sem previsão do que vai acontecer. O mercado está em compasso de espera para definir como reagirá”, disse.

No comparativo de julho de 2018 com o mês anterior, Minas registrou queda de 1% na atividade industrial, sendo que no Brasil houve retração de 0,2%. Em relação ao acumulado de janeiro a julho, a produção industrial teve queda de 1,6% no Estado, enquanto no País o resultado foi de alta de 2,5%. Já nos últimos 12 meses, o Estado teve recuo de 0,8%, enquanto a produção nacional cresceu 3,2%. “A gente percebe que Minas está com indicadores nem tão favoráveis, com algumas atividades ainda contribuindo negativamente”, diz Cláudia Pinelli.

Os setores industriais de Minas que mostraram quedas mais acentuadas na relação julho/junho foram produtos de metal (com exceção de máquinas e equipamentos), com retração de 14,5%; indústria de produtos alimentícios, que caiu 9,3%; e têxtil, com recuo de 7,8%.

Além disso, os setores extrativista e de veículos automotores, que têm grande peso no Estado, ainda não mostraram resultados suficientes para reverter o quadro. O setor extrativista cresceu 3,7% na relação julho/junho. Já o de veículos automotores retrocedeu 4,5%.

Os setores de Minas que apresentaram os principais resultados positivos no comparativo julho/junho foram máquinas e equipamentos, com alta de 24,6%; e bebidas, com aumento de 12%.

Greve dos caminhoneiros – Como indicativo de que a greve dos caminhoneiros ainda está impactando os resultados da indústria, o IBGE comparou os resultados do primeiro quadrimestre do ano, com aqueles apresentados nos meses de maio/junho/julho.

Segundo o IBGE, de janeiro a abril de 2018, em Minas, a atividade industrial caiu 0,8% em relação a igual período do ano passado. Já de maio a julho, a retração foi de 2,5%. No País, no primeiro quadrimestre, o setor industrial avançou 4,4%, sendo que no período de maio-julho cresceu somente 0,3%.

“Essa redução na intensidade do crescimento guarda relação com o recuo observado em maio, por conta das paralisações ocorridas em diversas plantas industriais, fruto, especialmente, do movimento de greve dos caminhoneiros nos 10 últimos dias daquele mês”, informa o IBGE.

Diário do Comércio – 12/09/2018

Veja também