Notícias

Projeto de etanolduto da Logum Logística está disponível para comentários

10 de Junho de 2020

Notícias

Um projeto da Logum Logística que prevê a construção de um novo duto para o transporte de etanol anidro e hidratado em São Paulo está aberto para comentários e sugestões. Segundo determinação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), os interessados têm até 3 de julho para enviar suas contribuições.

O etanolduto em questão será localizado em São Paulo e terá 42,6 kg de comprimento. Ele deve conectar o Terminal Terrestre de Guararema e as bases de distribuidoras de combustíveis localizadas em São José dos Campos, beneficiando a BR Distribuidora, a Raízen Combustíveis e, futuramente, a Distribuidora Torrão. Para isso, o duto deve percorrer os municípios de Guararema, Santa Branca, Jacareí e São José dos Campos.

Segundo um dos documentos disponíveis para análise – com elaboração da própria ANP –, a perspectiva é que o duto entre em operação já em 2021, transportando 40 milhões de litros de etanol. Nos anos seguintes, esta capacidade deve crescer gradualmente até atingir 868 milhões de litros em 2026.

O cálculo, conforme o documento, considera atividades ocorrendo 312 dias por ano, com operação 24 horas por dia e um fator de utilização de 70%. Com isso, a vazão a partir de 2026 foi estimada em 170 m³/hora.

Porém a construção do duto ainda depende de um parecer final da agência reguladora. “A documentação apresentada pela empresa Logum Logística continua em processo de análise pela ANP e a publicação do presente despacho não implica autorização prévia”, afirma a ANP.

Os comentários devem ser encaminhados à superintendência de infraestrutura e movimentação da ANP por meio de carta (para Avenida Rio Branco, 65, 17º andar, Rio de Janeiro-RJ) ou pelo e-mail sim@anp.gov.br.

Link para download da documentação

 

Fonte: Nova Cana – 09/06

 

Veja também