Notícias

Queima do bagaço da cana também pode gerar areia para construção civil

26 de Janeiro de 2017

Notícias

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolveram um estudo para reuso da areia contida na cinca do bagaço de cana (ACBC), que é queimado na caldeira, obtendo duas importantes inovações: a simplificação desse processo de transformação e seu uso  na construção civil, substituindo parcialmente a areia retirada do meio ambiente para a produção de concreto. 

Um dos reusos para a areia da cinza do bagaço de cana-de-açúcar pesquisado atualmente é a transformação deste material em cimento. Porém, este processo implica em longos períodos de moagem e altas temperaturas para queima (calcinação), o que o torna demorado e de alto custo.

Na pesquisa da UFSCar, foi utilizado um processo simples e de menor custo. Nele, a ACBC passa por uma etapa de peneiramento – que pode ser manual – e uma moagem de apenas três minutos visando a padronização granulométrica das partículas, ou seja, para que elas fiquem com tamanho próximo ao da areia natural. Este processo transformou a ACBC em areia que pode ser utilizada na construção civil, especificamente na composição de concretos, vigas, entre outros materiais. A areia resultante deste processo pode substituir em até 30% a areia retirada da natureza, o que significa a redução do uso da areia natural e, consequentemente, a diminuição do impacto ambiental. 

Por ser mais fina, a nova areia permite "fechar" os pequenos poros (abaixo de 150 micrômetros), o que diminui a porosidade do concreto quando comparado ao concreto convencional, resultando em uma maior durabilidade do produto. "Com menos poros e menos espaços vazios, menor é a possibilidade de degradação do material", explica o mestre em Estruturas e Construção Civil pela UFSCar e responsável pelos estudos, Fernando do Couto Rosa Almeida. Testes também mostraram maior resistência do concreto em "ataques" de cloretos em armaduras (ferros de construção).

A pesquisa foi descrita no artigo "Sugarcane Bagasse ash sand (SBAS): Brazilian Agroindustrial by-product for use in mortar", de autoria de Almeida, e publicado no periódico Construction Building Material. O trabalho foi o vencedor do Prêmio Capes-Natura Campus de Excelência em Pesquisa 2015, no tema Sustentabilidade: novos materiais e tecnologias. A pesquisa de mestrado, que serviu como base para o artigo, foi orientada por Almir Sales, docente do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da UFSCar, e realizada no âmbito do Grupo de Estudos em Sustentabilidade e Ecoeficiência em Construção Civil e Urbana (GESEC), liderado por Sales, e que estuda esta temática há 10 anos.

(Fonte: Bonde News – 26/01)

Veja também