Notícias

Refinarias da Índia querem comprar mais petróleo do Brasil, diz ministro

23 de Janeiro de 2020

Notícias

Refinarias da Índia querem ampliar as compras de petróleo do Brasil, em meio a um esforço do país asiático para diversificar seus fornecedores, disse nesta quarta-feira o ministro de Petróleo e Gás Natural indiano, Dharmendre Pradhan.

Terceiro maior consumidor global de petróleo, a Índia importa 80% de suas necessidades da commodity e geralmente depende do Oriente Médio para atender à maior parte da demanda. Mas as importações da região caíram para uma mínima de quatro anos em 2019.

A busca por novas alternativas de suprimento acontece em momento de elevação das tensões no Oriente Médio, após um ataque dos Estados Unidos em Bagdá em 3 de janeiro que matou um importante comandante iraniano e ações posteriores de retaliação do Irã contra os norte-americanos.

“A Índia está diversificando seu suprimento de petróleo e nossas companhias expressaram interesse em obter mais petróleo do Brasil, se forem oferecidos termos comerciais favoráveis”, afirmou Pradhan em seu perfil no Twitter.

Ele esteve reunido nesta quinta-feira com o ministro de Minas e Energia do Brasil, Bento Albuquerque, que participa de visita oficial do presidente Jair Bolsonaro à Índia.

A Reuters havia publicado mais cedo, com informação de uma fonte, que o governo indiano quer que refinarias estatais do país comprem petróleo do Brasil em contratos anuais.

As compras poderiam ser realizadas por empresas como a Indian Oil Corp (IOC), segundo a fonte, que falou sob a condição de anonimato.

As exportações de petróleo do Brasil atingiram um recorde em dezembro, de 8,72 milhões de toneladas, e deverão permanecer em crescimento nos próximos meses e anos, diante de um avanço expressivo da produção nos campos do pré-sal.

As refinarias estatais indianas também têm se movimentado para fechar compras de petróleo da Rússia em contratos anuais, conforme publicado pela Reuters na terça-feira com informações de fontes.

Mineração e biocombustíveis

O ministro de Petróleo da Índia também afirmou que discutiu com a comitiva brasileira uma possível cooperação dos países em óleo e gás, biocombustíveis e mineração.

“Nós estamos mirando alcançar 20% de mistura de etanol na gasolina e 5% em capacidade de mistura de biodiesel em 2030. Nesse sentido, expressei o interesse da Índia em trabalhar com o Brasil no campo de bioenergia”, escreveu Pradhan no Twitter.

As conversas ainda envolveram possível aumento da interação em tecnologia, “particulamente nas áreas de mineração e pelotização”, acrescentou ele.

Memorandos de entendimento entre os países para os setores de bioenergia e petróleo e gás deverão ser assinados em uma reunião agendada para 25 de janeiro em Nova Délhi, disse Pradhan.

 

Fonte:  Reuters- 22-01

Veja também