RenovaBio é tema do seminário de produtividade e redução dos custos dias 6 e 7

O RenovaBio vai ter reflexos no processo produtivo, interferindo nas atividades e no dia a dia do pessoal mais técnico das usinas. Essa avaliação é de Luciano Rodrigues, gerente de economia e análise setorial da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

Segundo ele, as unidades sucroenergéticas olhavam, até agora, exclusivamente custo e produtividade em suas diferentes operações e práticas. Mas, com o RenovaBio, haverá uma nova variável que é a redução de emissões.

As usinas que apresentarem maior eficiência ambiental terão uma receita adicional superior em relação a outras unidades que não tenham essa preocupação – compara. “Um maior nível de redução de emissões vai gerar mais CBios (Créditos de Descarbonização) para cada metro cúbico de etanol comercializado”, enfatiza.

O reflexo da melhoria da eficiência ambiental nos ganhos financeiros de usinas e destilarias vai ser inclusive um dos temas abordados por Luciano Rodrigues na palestra “O RenovaBio e as perspectivas sobre o futuro do etanol”, que faz parte da programação do 16º Seminário de Produtividade & Redução de Custos da Agroindústria Canavieira. O evento, que é uma realização do Grupo IDEA, acontece nos dias 6 e 7 de dezembro, em Ribeirão Preto, SP.

Em sua palestra, o gerente da Unica vai detalhar o RenovaBio, falando inclusive sobre a dinâmica de funcionamento e cálculo dos CBios. Além disso, ele vai fazer uma rápida recapitulação das mudanças institucionais e comerciais que ocorreram em 2017, em especial, a questão de precificação da gasolina.

A expectativa, em relação ao Renovabio, é que não haverá problema de aprovação no Senado – acredita Luciano Rodrigues. Após uma rápida tramitação – em apenas 12 dias –, o projeto de lei do RenovaBio (nº 9086/2017) foi aprovado em 28 de novembro.

Serviço:

16º Seminário de Produtividade &

Redução de Custos da Agroindústria Canavieira

Data: 6 a 7 de dezembro de 2017

Local: Centro de Convenções Ribeirão Preto

Endereço: Rua Bernardino de Campos, 999 – Centro – Ribeirão Preto - SP

Mais informações: (16) 3211-4770

E-mail: eventos@ideaonline.com.br

Fonte: CanaOnline – 05/12/17

 

Relacionadas