Notícias

RenovaBio incentiva compra de cana de fornecedores com CAR

15 de Março de 2018

Notícias

As usinas sucroalcooleiras que quiserem participar do RenovaBio por meio da emissão de certificados de biocombustíveis (CBios) precisarão garantir que toda a cana comprada de fornecedores venham de produtores que estejam inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR), segundo Mateus Chagas, engenheiro do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e membro do grupo de trabalho técnico do programa, em evento da Datagro em Ribeirão Preto.

Segundo Chagas, a decisão de não abrir exceções para usinas com eventuais fornecedores que não estivessem inscritos no CAR foi uma decisão que partiu do Ministério de Meio Ambiente (MMA). “Isso foi tema do grupo de trabalho, mas não foi uma decisão só do grupo, mas do ministério”, afirmou, questionado por usineiros sobre a “radicalidade” da medida.

Para emitirem os CBios, as usinas têm que cumprir uma série de requisitos ambientais, como zoneamento agroecológico, terem CAR, e precisam receber uma nota de eficiência energética de empresas certificadoras. Essa nota determinará quantos CBios as usinas poderão emitir no mercado.

Fonte: Valor Econômico - 14/03/2018

Veja também