Notícias

Retirada de biodiesel nas usinas está menor do que deveria, dizem produtores

04 de Janeiro de 2021

Notícias

Produtores de biodiesel reclamam que as retiradas do produto em algumas usinas em dezembro foram menores que o previsto nos contratos com as distribuidoras.

Segundo associações do segmento, 85% do volume previsto para o mês, arrematado no Leilão 76, ocorrido em outubro, foi efetivamente retirado pelas distribuidoras até esta semana. Em novembro, mês também englobado pelo certame, o percentual foi de 95%, que é o mínimo estabelecido entre as partes.

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) afirmou ao Valor que, segundo seu acompanhamento, até o dia 28 de dezembro as retiradas foram equivalentes a 94,7% do biodiesel contratado, contrariando as estimativas divulgadas pelos produtores.

Segundo André Nassar, presidente-executivo da Associação Brasileira de Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a expectativa de aumento da demanda por combustíveis no país não se concretizou em dezembro, e que, por isso, as distribuidoras retiraram menos biodiesel.

Segundo ele, a redução afetou o planejamento de algumas usinas e aumentou os custos com matérias-primas, hedge e com a paralisação das fábricas.

“As produtoras não têm capacidade de estocagem para carregar dois meses de biodiesel. Empresas tiveram que parar porque, se produzir e não houver retirada, não tem como carregar aquele estoque. É um problema grave que virou custo”, alertou. “A média foi de 85% de retirada, 10 pontos percentuais abaixo dos 95% de retirada mínima, previsto em contrato”, garantiu.

Entre as associadas da Abiove, que respondem por cerca de 30% do mercado de biodiesel brasileiro, foram arrematados 122,5 mil litros do biocombustível para serem retirados em dezembro, mas a saída foi de 104 mil litros até o dia 27. Em novembro, a retirada alcançou 95,7% dos 137,7 mil litros contratados.

A situação é a mesma entre as empresas da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio), que apontou média de 86% de retirada. Em algumas usinas, o volume ficou em apenas 74%, diz Julio Minelli, diretor-superintendente, que reclama da “instabilidade” nas negociações. Em casos pontuais, houve retiradas acima do contratado, o que impôs uma ampliação da produção.

Abiove e Aprobio pediram ao governo para elevar a mistura obrigatória, de 11% para 12%, na segunda quinzena de dezembro para “enxugar” esses estoques, mas teve a sugestão negada pela ANP, com aval do Ministério de Minas e Energia.

A agência afirmou que indeferiu o pedido “devido aos desequilíbrios que essa alteração inesperada no percentual poderia gerar no mercado, como distribuidores sem saldo contratual a executar suficiente para fazer frente à nova necessidade de biodiesel, por exemplo”. Na oportunidade, os produtores foram informados pelo governo que das 41 usinas participantes do leilão, 14 estavam com volume retirado abaixo de 90% — cinco delas com índices menores que 75%, conforme Minelli.

Agora, as entidades do segmento de biodiesel querem uma revisão na aplicação das multas às distribuidoras que não retiram o volume contratado. “Não existe um instrumento de punição efetivo. A multa é insuficiente e não resolve o problema”, disse Nassar.

Minelli, da Aprobio, diz que as distribuidoras estão adiando a retirada do biodiesel para janeiro, quando passa a valer o volume arrematado no Leilão 77, realizado em dezembro, em que houve deságio médio de 20% no preço do biocombustível. “Estão preferindo consumir os estoques e não retirar das usinas para retirar depois com preço mais barato”, criticou.

O Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), entidade que reúne as maiores distribuidoras de combustíveis do país como BR, Ipiranga e Raízen, afirmou ao Valor que as empresas “permanecem seguindo as regras do atual modelo de comercialização de biodiesel” no país, mas que aguardam a avaliação de novas diretrizes, com a evolução no modelo de leilões em estudo pela ANP.

As multas por falha nas retiradas estão previstas nos contratos assinados entre a Petrobras, os produtores e os distribuidores, e correspondem a 10% do valor do biodiesel contratado multiplicado pelo saldo não executado do contrato acima de 5% por responsabilidade de uma das partes. “Até o momento, esses dispositivos contratuais foram suficientes para o bom funcionamento do programa”, observou a ANP.

No Leilão 76, de outubro, foram arrematados 1,1 bilhão de litros de biodiesel para retirada em novembro e dezembro, com preço médio de R$ 5,552 por litro. Desses, 520,7 mil litros foram retirados em novembro (quase 95% dos 552,6 previsto para o mês), segundo dados da ANP. No certame seguinte, que define as retiradas do biocombustível em janeiro e fevereiro de 2021, foram negociados 1,18 bilhão de litros a R$ 4,425 o litro.

 

Fonte:  Valor Econômico – 31/12

 

Veja também