Notícias

Reunião que discute PL do carro leve a diesel é cancelada

23 de Novembro de 2016

Notícias

 

A reunião da Comissão Especial sobre Motores a Diesel para Veículos Leves que iria se reunir hoje (23) na Câmara Federal para votar o parecer favorável do relator, deputado Evandro Roman (PSD-PR), ao projeto que autoriza a fabricação e a comercialização de veículos leves movidos a óleo diesel (PL 1013/11), foi cancelada.

O Setor Sucroenergético se juntou às Organizações Não Governamentais (ONGs) como o Observatório do Clima para denunciar o projeto, que aumentaria o nível de poluição no país, além de ir na direção contrária ao compromisso ambiental que o Brasil assumiu no Acordo Global do Clima. Na 22ª Conferência do Clima (COP22), realizada no Marrocos neste mês, quase 200 países, dentre eles o Brasil, estiveram presentes para defender suas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa.

De acordo com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar/SP (UNICA/SP) estudos internacionais atribuem às partículas finas do diesel cerca de 3% dos óbitos globais causados por doenças cardiovasculares, 5% dos cânceres de pulmão e 3% das mortes em crianças até cinco anos de idade.

“O aumento da emissão de partículas de diesel é preocupante sob o ponto de vista do aquecimento global e o da saúde pública. As partículas retêm o calor e, apesar de terem um efeito local, contribuem para o aumento de temperatura do planeta. Os veículos a diesel são a maior fonte emissora de NOx (óxidos de nitrogênio), que após passar por reações químicas e fotoquímicas na atmosfera com outros poluentes, contribuem para a formação de substâncias, como o ozônio, na baixa atmosfera, ou seja, um gás de efeito estufa e danoso à saúde”, explica Alfred Szwarc, consultor de Emissões e Tecnologia da UNICA/SP.

Além da questão ambiental, ao permitir a volta do uso deste combustível fóssil na frota de carros de passeio, a oferta interna será ainda mais insuficiente, resultando na necessidade de aumentar a importação, com consequentes impactos negativos para a balança comercial brasileira.

A SIAMIG e UNICA/SP são signatárias do Manifesto contra o PL elaborado, em junho deste ano, pelo Observatório do Clima, que defende o meio ambiente e a saúde pública. Assim como as entidades, inúmeros médicos, cientistas especialistas em poluição atmosférica, instituições de pesquisa, organizações ambientalistas e de defesa do consumidor e empresários, além de cinco ex-ministros do Meio Ambiente – Rubens Ricupero, José Carlos Carvalho, Marina Silva, Carlos Minc e Izabella Teixeira – também assinam o documento.

(Fonte: Câmara Federal - UNICA/SP – 22/23 - Globo Rural – 22/11)

Veja também