Notícias

Robert Lyra da Delta é agraciado com a Medalha de Honra da Inconfidência

23 de Abril de 2018

Notícias

O presidente do Grupo Delta Sucroenergia e associado da SIAMIG, Robert Lyra, foi agraciado no sábado (21) com a Medalha de Honra da Inconfidência, durante solenidade do governo de Minas em Ouro Preto, em comemoração ao Dia de Tiradentes.

 Durante a solenidade, foram entregues comendas – a maior honraria concedida pelo Estado de Minas Gerais – a 170 personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.

O industrial Robert Lyra é originário de uma família tradicional do setor sucroenergético de Alagoas e hoje dirige a Delta Sucroenergia, uma das maiores produtoras de açúcar, etanol e bioeletricidade do país, com três unidades em Minas Gerais, nas cidades de Delta, Conceição das Alagoas e Conquista de Minas. Participou da solenidade, também, o presidente da SIAMIG, Mário Campos.

Medalha

Criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck, a Medalha da Inconfidência possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.  Foram 40 agraciados com a Grande Medalha, 58 com a Medalha de Honra e 72 com a Medalha da Inconfidência. De acordo com a Constituição do Estado, o governador Fernando Pimentel baixou decreto transferindo simbolicamente a capital de Minas Gerais para Ouro Preto. A cidade foi a capital mineira de 1823 até 1897.

Neste ano, atendendo aos pedidos da população e para minimizar os impactos na rotina da comunidade local, como, por exemplo, o fechamento de vias importantes da cidade, o governo de Minas Gerais realizou a solenidade em dois momentos distintos.

A entrega da Medalha da Inconfidência, que exige mais estrutura e tem maior impacto no dia a dia dos ouro-pretanos, ocorreu no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Com a mudança, a cerimônia durou, entre preparativos e solenidade, menos de 24 horas. Em anos anteriores, o local chegou a ficar fechado por mais de 10 dias.

Fonte: Siamig / Agência Minas – 23/04/2018

Veja também