Notícias

Rota 2030 empaca no desprezo do Ministério da Fazenda

16 de Novembro de 2017

Notícias

“O que falta é a Fazenda aprovar, só isso, mas está difícil.” Com essa afirmação o ministro Marcos Pereira, titular do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), demonstrou sua insatisfação com a demora na aprovação do Rota 2030, o programa de desenvolvimento do setor automotivo em discussão desde abril, que segundo Pereira reconhece está parado por falta de falta de aprovação do Ministério da Fazenda.

“O problema não é mais discutir incentivos tributários, mas agora estão questionando o mérito do programa inteiro, que na opinião de alguns não é necessário”, afirma.

 “Precisamos decidir o que queremos, quero resolver isso até o fim do mês para poder apresentar o programa, para valer a partir de janeiro, ou a indústria vai ficar sem nenhum programa”, afirmou.

“Não tem plano B. O plano B é não ter programa em janeiro se a Fazenda não aprovar”, alertou Pereira. Segundo ele, a principal proposta do desenho tributário do Rota 2030 era o fim da cobrança de impostos na cadeia produtiva do setor automotivo. “Fizemos contas, apresentamos ao Ministério e provamos que não há impacto fiscal relevante. Mas está difícil aprovar qualquer medida tributária”, disse.

Segundo integrantes do setor, a Fazenda passou a minar o Rota 2030 com a difusão de informações negativas sobre o programa na imprensa, abrindo conflito entre os ministérios. Para algumas fontes, o Ministério coloca muito foco no empenho fiscal que o programa pode criar, mas esquece dos benefícios, como o aumento da eficiência energética e segurança dos veículos feitos no País.

(Fonte: Automotive Business - 14/11/17)

Veja também