Notícias

RPPNs e a preservação do meio ambiente

02 de Junho de 2017

Notícias

O gerente de Sustentabilidade do Grupo Coruripe, Bertholdino Apolônio, participou hoje (2) do Seminário sobre Proteção da Biodiversidade através de Unidades de Conservação, realizado pela Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA) e patrocinado pela SIAMIG, em Belo Horizonte.

Bertholdino fez uma apresentação da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Porto Cajueiro, localizada em Januária (Norte de Minas), tratando-se de uma das maiores áreas de conservação do estado com 12 mil hectares.

A RPPN Porto Cajueiro, instituída em 2004, no nível estadual por portaria do IEF,  abrange importantes remanescentes de Cerrado, Cerradão e Veredas, junto ao rio Carinhanha, divisa entre os estados de Minas Gerais e Bahia.

Segundo Bertholdino, a área conta com uma rica flora do cerrado e há sete anos implantou o Projeto Mamíferos, com a catalogação de vários animais, como o lobo-guará, onças parda e pintada, caititu, queixada, tamanduá-bandeira e anta - todos inseridas na lista oficial de espécies ameaçadas, além de um rica espécie de aves. Na oportunidade, anunciou que está em projeto a refaunação da área com a soltura do bicudo, espécie também ameaçada de extinção.

“As RPPNs são fundamentais para conservação do meio ambiente e sem a iniciativa privada, dificilmente o estado contaria hoje com tantas áreas protegidas”, afirmou Bertholdino durante a palestra. Ele chamou a atenção também  para que todos possam participar do 1º Forum Nacional de RPPNs, no dia 29 de junho, em Brasília, promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

(Fonte: Gerência de Comunicação SIAMIG – 02/06/17)

Veja também