Notícias

Seminário Agrotech 4.0 vai apresentar soluções inteligentes na ExpoCigra Fiemg

25 de Outubro de 2018

Notícias

A 6ª Feira Multissetorial do Vale do Rio Grande (ExpoCigra Fiemg) sediará o Seminário Agrotech 4.0, no dia 9 de novembro (sexta-feira), entre 19h30 e 21h30. O evento gratuito, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), será realizado no Espaço de Sebrae de Negócios, estruturado na feira. 

Integrarão o evento os participantes do Projeto de Encadeamento Produtivo do Setor Sucroenergético, desenvolvido pelas duas instituições. São 100 empresas potenciais fornecedores e representantes das usinas Cerradão, Bioenergética Aroeira, Delta Sucroenergia, Bunge e Coruripe.

O evento tem início com o painel “Inovação e Tecnologia no Campo”, a partir de 19h30. São três debatedores responsáveis por startups com soluções para o agronegócio e um moderador. Os convidados são a especialista em Administração e Recursos Humanos, Patrícia Cicci, diretora da Trackage, startup de tecnologia de especializada em monitoramento inteligente; o mestre em Ciências Ambientais, Mateus Alves, da Cartodrone Consultoria e Treinamento, que oferece drones de baixo custo para identificação de pragas e doenças no café; e o especialista em Gestão de Negócios, Leandro Melo, diretor da Oficina 5, criadora da plataforma de Inteligência Artificial para automatizar o processo de atendimento técnico e comercial para produtores rurais. O moderador é o integrante do Ecossistema de Inovação, especialista em Administração e professor da Faculdade de Talentos Humanos (Facthus), Luciano Pimenta.

Na sequência, a partir de 20h30, haverá palestra "Geografia das Coisas - Agricultura Digital". O convidado é Abimael Cereda Júnior. Ele possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), especializado em Geoprocessamento pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), mestre e doutor em Engenharia Urbana pela mesma instituição. Ele atua com consultoria e assessoria no setor privado, como empresas, usinas, institutos de Ciência e Tecnologia e instituições de ensino, ou no setor público, como centros de pesquisa, prefeituras e universidades, com objetivo de alavancar resultados de negócio na Transformação Digital Territorial por meio da Inteligência Geográfica. 

"A nossa perspectiva é trazer o que há de mais contemporâneo em tecnologia para o agronegócio, inclusive com soluções criadas na nossa região. Acreditamos que compartilhar essas informações será extremamente proveitoso para disseminar a cultura da inovação e fomentar a busca pelo avanço na era 4.0", explica a analista do Sebrae, Heloisa Tinoco. Para informações e inscrições, o telefone do Sebrae é (34) 3318-1800.

Gabriel Pensador no dia 8

Está confirmada a presença de Gabriel na feira no dia 8 às 19 horas, com a palestra “Inovação e Empreendedorismo”, com entrada franca. 

Gabriel abordará motivação pessoal, cidadania e responsabilidade social. A palestra será dividida em três momentos. Inicialmente, haverá uma introdução ao tema, mostrando como o foco e a persistência conduzem às conquistas no empreendedorismo, mas também na vida pessoal.

No segundo momento, o palestrante trará exemplos práticos da própria trajetória. Ele abordará cidadania, respeito às diferenças e responsabilidade social, alinhando o crescer pessoal e profissional. No terceiro e último momento, Gabriel finalizará a palestra contando relatos de histórias reais de mudanças de comportamento e vida. Ao final, haverá uma apresentação musical do artista acompanhado de um DJ.

"Buscamos inovar a cada ano para trazer um público diferente para conhecer as potencialidades de Uberaba. Esse é o nosso papel como realizadores de um evento dessa proporção", salienta o presidente do Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande (Cigra), Gleison Borges.  

O evento integra a Semana Global do Empreendedorismo (SGE), realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio da Fiemg Regional Vale do Rio Grande, Associação Comercial, Industrial e Serviços de Uberaba (Aciu), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL), Sala Mineira do Empreendedor, Sicoob Uberaba, Sindicato dos Institutos de Beleza, Salões de Cabeleireiros e Profissionais Autônomos da Área de Beleza do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sita) e patrocínio da Algar Telecom e Universidade de Uberaba (Uniube).

Fonte: Jornal da Manhã – 23/10

Veja também