Notícias

Senado media mudanças na cota de exportação de açúcar para os EUA

19 de Abril de 2018

Notícias

O presidente em exercício do Senado, Cássio Cunha Lima, reuniu-se nesta quarta-feira (18) com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, e com o presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool da Paraíba (Sindalcool-PB), Gilvan de Morais Sobrinho, em busca de novos critérios para definição da cota preferencial para os estados das Regiões Norte e Nordeste exportarem açúcar aos Estados Unidos.

Pela chamada "cota americana", o governo norte-americano concede tarifas especiais para importação de açúcar de países em desenvolvimento com a finalidade de estimular o crescimento dessas regiões. O rateio, dentro de cada estado, é definido pelo ministério anualmente e leva em consideração uma regra fixa e a participação de cada usina produtora de açúcar, no total de produção dos derivados da cana-de-açúcar na safra do ano anterior.

Gilvan de Morais Sobrinho argumentou que as regras para o cálculo da cota são antigas e não correspondem mais à capacidade produtiva de cada estado diante do total exportado. Blairo Maggi respondeu que o ministério já estuda novos critérios técnicos e transparentes, uma vez que afeta várias unidades da Federação. Uma proposta que leve em consideração apenas a produção de açúcar, e não de todos os derivados da cana, foi encaminhada para todos os envolvidos e, até o dia 26, os estados enviarão uma resposta.

Fonte: Agência Senado – 18/04/2018

Veja também