Notícias

“Setor precisa que medidas saiam esta semana”, alerta diretor-presidente da Unica

30 de Abril de 2020

Notícias

As medidas de apoio ao setor sucroenergético seguem travadas em Brasília. O que se sabe até o momento é que a redução de PIS/Cofins sobre o etanol e aumento do Cide sobre a gasolina aguardam aprovação do presidente da República, Jair Bolsonaro. “Precisamos que saiam esta semana sob pena de notícias tristes a partir da próxima semana”, alerta o diretor-presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Evandro Gussi.

As usinas passam por uma crise aguda devido à queda histórica do preço do barril de petróleo, que tornou os combustíveis fósseis mais competitivos. Além disso, a demanda também caiu com as medidas de isolamento social tomada para lidar com a pandemia do novo coronavírus. “Já temos usinas suspendendo as atividades e outras devem seguir por esse caminho”, comentou Gussi em entrevista ao Canal Rural.

De acordo com o diretor-presidente da Unica, a Cide é um instrumento criado justamente para amortecer impactos graves nos preços dos combustíveis. “E estamos pedindo uma medida em caráter extraordinário, não é para sempre”, afirma.

Outra medida estudada é a criação de uma linha de financiamento para que as usinas estoquem parte da produção. O Ministério da Economia anunciou esta semana que está negociando com um consórcio de bancos para disponibilizar recursos para as usinas. “Precisamos do financiamento para ter fluxo de caixa”, destaca Gussi.

O dirigente da Unica destaca, ainda, que a crise não afeta apenas a indústrias, mas todo a economia de milhares de cidades que fazem parte da cadeia produtiva do etanol. “Nosso desafio é a compreensão do que isso significa para o Brasil, são 1.200 municípios”, diz. “Nosso grande inimigo agora é o tempo”, finaliza.

 

Fonte: Jornal Cana - 29/04 

Veja também