Notícias

Setor sucroenergético apresenta necessidades aos potencias fornecedores de MG

20 de Outubro de 2017

Notícias

A SIAMIG participou ontem (19) de várias atividades na Expocigra 2017, a maior feira da indústria de Uberaba. Além da presença com um estande institucional, o presidente, Mário Campos, foi coordenador de um Talk Show sobre o setor e a cadeia de fornecedores, juntamente com os representantes das usinas Santo Ângelo, Luis Balardin; da Delta, Alberto Klumb; da Coruripe, Fábio Moniz, além do fornecedor de equipamentos Gigantão Engenharia de Movimentação, Felipe Monte, seguido de palestra do professor da USP, Marco Fava Neves.

Foram abordados vários tópicos no talk show como a necessidade de melhor gestão dos fornecedores como “peça chave” nos negócios com o setor no estado. Além de um fluxo de orçamento e de caixa corretos. Bem como prestar um serviço com segurança, atendendo as regras das usinas, estando ambientalmente adequado.

O diretor da Santo Ângelo, José Luis Balardin, disse que Sertãozinho, em São Paulo, é um dos berços da indústria de base do setor, mas acredita que a região tem todas as condições de estruturar um parque de fornecimento.

Mário Campos enfatizou que as empresas da região precisam aproveitar a vocação agroindustrial do Triângulo Mineiro e Noroeste, sendo que, no total, as usinas do pais gastam somente com manutenção industrial cerca de R$ 3,6 bilhões todos os anos.

O diretorde Administração e Recursos Humanos da Coruripe, Fábio Moniz, destacou que somente em construção civil e pequenas intervenções a empresa gastou cerca de R$ 6 milhões na safra.

Já existe um projeto de encadeamento produtivo em curso no estado, promovido pelo Sebrae-Minas em parceria com a SIAMIG, para qualificar, inicialmente, 100 empresas. Foi realizado um mapeamento da demanda, identificando oportunidades em diversas áreas, como caldeiraria, construção civil, manutenção automotiva entre outras.

O representante e fornecedor da Gigantão Engenharia de Movimentação, Felipe Monte, disse que para se trabalhar com o setor é muito importante ter compromisso com os prazos, entender que a urgência pode ser necessária em função da safra, além da inovação.

Compareceram também ao evento o diretor da WD, Luiz Roberto Marques, o coordenador de Mieo Ambiente da Santo Ângelo, Decriê Polastrini, os representantes da área de Meio Ambiente da Coruripe, Bertholdino Apolônio e Aristides Cançado, o Gerente Ambiental da SIAMIG, Jadir Oliveira. Comparaeceram também várias comitivas de empresas e potenciais fornecedores de Iturama, Patos/Patrocínio e Frutal.

A Expocigra 2017 funciona até amanhã das 14 às 22 horas.

 

(Fonte: Gerência de Comunicação SIAMIG – 20/10/17)

Veja também