Notícias

Shell investe para atender carregamento de baterias

31 de Janeiro de 2017

Notícias

A Royal Dutch Shell está se preparando para introduzir pontos de carregamento de baterias em alguns postos de gasolina na Europa. A Total está trabalhando em um movimento similar, já que os maiores grupos de petróleo da região reagem às crescentes vendas de veículos elétricos.

Postos da Shell na Grã-Bretanha e nos Países Baixos - os mercados domésticos do grupo anglo-holandês - serão os primeiros a oferecer o serviço ainda este ano, de acordo com John Abbott, diretor de negócios da empresa.

A Total da França disse que estava "estudando a viabilidade" de instalar pontos de carregamento em algumas áreas. A italiana Eni já tem instalações em alguns de seus mercados domésticos e da Europa Central.

Os veículos elétricos são muitas vezes retratados como uma ameaça mortal para a indústria de petróleo por causa de seu potencial para deslocar a maior fonte de demanda de petróleo, mas Abbott disse que a transição levará décadas.

Enquanto isso, o número gradualmente crescente de carros elétricos na estrada criaria oportunidades comerciais para a Shell, enquanto motoristas procuravam lugares para fazer as paradas necessárias, acrescentou.

A Agência Internacional de Energia, um grupo consultivo global, disse em sua última perspectiva anual que a frota mundial de carros elétricos aumentará de 1,3 milhões em 2015 para mais de 30 milhões em 2025 e 150 milhões em 2040. Isso cortaria a demanda de petróleo por 1,3 milhões de barris por dia até 2040.

John Leech, chefe do setor automotivo britânico para a consultoria da KPMG, disse que espera tantos pontos de carregamento de baterias quanto os tradicionais postos de abastecimento na Grã-Bretanha por volta de 2020. "Começaremos a ver a adoção em massa de veículos elétricos no início da próxima década. Em 2030 eles serão maioria nas estradas", garantiu Leech.

(Fonte: Financial Times – 30/01)

Veja também