Notícias

Sindaçúcar-PE promove seminário sobre matriz veicular

01 de Março de 2018

Notícias

Em busca de uma matriz energética mais limpa, o Brasil está incentivando cada vez mais a produção de biocombustíveis. E o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúçar-PE) está de olho nas oportunidades criadas com este movimento.

Neste sentido, vai promover um seminário “O Planejamento Energético da matriz veicular do Brasil até 2030”,  evento que acontece em 26 de março na Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), no Recife. O evento contará com a participação de membros do Governo Federal para discutir o planejamento energético da matriz veicular nacional nos próximos vinte anos e, assim, preparar-se para contribuir com este cenário através da produção de etanol.

“Vamos discutir a regulação do Renovabio e as projeções de demanda dos combustíveis, para que a produção faça face a esta demanda. O intuito é aferir a segurança do abastecimento nacional nos próximos vinte anos, envolvendo etanol, biodiesel, diesel, gasolina e gás”, informou o presidente do Sindaçúcar-PE, Renato Cunha, frisando que é importante planejar este cenário para evitar riscos de abastecimento. “O Brasil tem uma capacidade comprometida de produção de gasolina e diesel, mas os biocombustíveis podem diminuir as importações que o Brasil poderá ter que fazer na área veicular”, defendeu Cunha.

Secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério das Minas e Energia, Márcio Félix reconheceu que combustíveis limpos como o etanol devem crescer mais que os fósseis no Brasil nos próximos anos. Afinal, vão ajudar o País a equilibrar a sua matriz energética e cumprir as metas do Acordo de Paris. “É por isso que vamos discutir o futuro, para que ele fique mais previsível e cada um saiba qual contribuição pode dar para o abastecimento do Brasil”, acrescentou Félix, que será um dos palestrantes do seminário.

Também vão participar do evento o ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho; o diretor geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Décio Oddone; o membro do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), Plínio Nastari; e o diretor da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), José Mauro Coelho; além de representantes do Ministério da Agricultura, do Ministério do Meio Ambiente e da Embrapa. O Sindaçúcar-PE ainda vai receber os sindicatos do açúcar e do álcool dos outros estados nordestinos.

Fonte: Folha de Pernambuco – 01/03/2018

Veja também