Notícias

Subsidiar preço do diesel causa distorções, segundo especialistas

28 de Maio de 2018

Notícias

A alta do petróleo favorece a arrecadação da União, mas usar o valor para compensar o preço do diesel ou alterar a política de remarcações da Petrobras tem consequências negativas, dizem especialistas em óleo e gás e contas públicas.

A valorização da commodity faz os royalties e participações especiais subirem. Além disso, se a Petrobras lucra mais, paga mais imposto, segundo David Zylbersztajn, que foi presidente da ANP (Agência Nacional do Petróleo).

A ideia de usar dinheiro público para subsidiar combustíveis fósseis, no entanto, não é compatível com o momento atual, diz: “Quem faz isso são os países árabes e a Venezuela, economias distorcidas.”

A política atual de preços da Petrobras é a única possível para uma petroleira, diz.

“Commodities têm essas variações. Petróleo deu prejuízos durante anos, e é preciso ter o dinheiro do momento de alta para os momentos de perda. Mudar essa prática pode quebrar a empresa.”

Alterar os valores também afeta artificialmente as curvas de oferta e demanda de um mercado, segundo o economista Raul Velloso.

“O preço de um produto sobe porque há escassez dele, e isso precisa acontecer para desestimular o consumo e incentivar a produção.”

Um governo forte tornaria isso explícito, mas o atual não tem vontade de contrariar consumidores, diz. “Isso gerou essa situação em que haverá SUVs abastecidas com diesel subsidiado.”

O setor de transportes deveria ter se tornado mais eficiente, mas não quis passar por esse processo, afirma

Fonte: Folha de S.Paulo – 27/05/2018

Veja também