Notícias

Tecnologia vira negócio

06 de Março de 2017

Notícias

A partir de amanhã, as 100 empresas selecionadas para a primeira jornada de aceleração, de programa pioneiro entre as federações das indústrias do Brasil, iniciam sua jornada no espaço Atmosphera, um hub com investidores, aceleradoras, startups e café localizado no Bairro Vila da Serra, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Do total de negócios participantes, 73 são startups, 10 spinoffs corporativas e 17 spinoffs acadêmicas vindas da capital e de várias regiões de Minas Gerais, como Juiz de Fora, Ouro Branco, Patos de Minas, São João del-Rei, Divinópolis, Itajubá, Ouro Preto, Montes Claros, Uberlândia, Santa Rita do Sapucaí e Viçosa.

Os projetos selecionados abrangem setores e temas importantes para a indústria, como tecnologia da informação, saúde e segurança do trabalho, alimentos, energia, educação, vestuário, construção civil, logística e agropecuária, entre outros.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Júnior, ressaltou que o esforço feito pela federação em liderar o processo de busca de novas oportunidades pode render grandes benefícios para a economia e a indústria mineiras, como inovação disruptiva, atração de investimentos, aquisição de mercado, novas tecnologias e vantagens competitivas.

Durante 18 meses, as empresas participantes passarão por quatro etapas de aceleração e novos processos seletivos. Nesse período, serão feitos diagnósticos, encontros, checkpoints e mentorias, capacitações e mensuração de resultados. Na fase final, será promovida a expansão acelerada dos cinco projetos mais impactantes, que serão internacionalizados e terão um aumento na base de clientes.

Da produção de peças para a indústria à impressão de tecidos humanos, passando por sistemas de gestão de frotas ou novas formas de diagnóstico e tratamento de doenças. Esses são alguns dos 100 projetos inovadores, que fazem parte do Fiemg Lab Novos Negócios, anunciados em fevereiro.

O programa, resultado da parceria do Sistema Fiemg com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Sebrae, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Senai e Grupo BMG, abarca empresas de base tecnológica, startups e spin-offs corporativas e propõe a transformação de tecnologia em negócio, ao criar a conexão entre os universos da indústria e das startups. O processo de seleção, que durou dois meses, recebeu inscrições de 11 países.

“O Fiemg Lab reconhece o potencial de inovação oferecido pelas startups e garante oportunidades para que esses empreendedores sejam capazes de desenvolver tecnologias de alto impacto, que trarão grandes resultados para o setor industrial mineiro,” pontuou.

O gestor do programa, Fábio Veras, apontou que o alinhamento entre o atual modelo de negócios e o modelo tecnológico ultrapassa a questão da inovação. "A indústria será o setor mais rapidamente afetado pelas novas tecnologias. Isto é, o atual modelo industrial precisa abraçar a cultura das startups para continuar competitivo. Esse é o desafio e quem lidar melhor com ele terá uma grande vantagem. Daí, surge a importância desse alinhamento entre a rapidez e fluidez das startups e a solidez do setor industrial.”

(Fonte: Estado de Minas – 6/3)

Veja também