Notícias

Temer não quer mudar política de preços da Petrobras – mas pode ‘reexaminar com cuidado’

01 de Junho de 2018

Notícias

Um dia depois de apresentar novo pacote para desmobilizar a greve dos caminhoneiros, e diante da recuperação parcial do valor das ações a Petrobras, o presidente Michel Temer reafirmou nesta terça-feira (29) que não pretende alterar a atual política de preços da estatal.

Em entrevista à TV Brasil, ele afirmou que, nos últimos dois anos, a empresa estatal se recuperou de uma "situação economicamente desastrosa" e disse que, na tentativa de chegar a um acordo com a categoria grevista, estabeleceu um prazo de 60 dias para que não tenha elevação no preço do óleo diesel.

"Não queremos, digamos, alterar a política da Petrobrás. Não podemos reexaminá-la, mas com muito cuidado (sic). Tanto que, você veja, estabelecemos um prazo de 60 dias para que não tenha nenhum aumento inicial e depois os aumentos serão formulados e formatados a cada 30 dias", disse.

Na sequência, após pedidos do Valor Econômico por esclarecimentos para evitar interpretações dúbias da frase, o secretário de imprensa do Palácio do Planalto, Márcio Freitas, informou que o presidente queria dizer: "Não queremos alterar a política da Petrobras. Nós podemos reexaminá-la, mas com muito cuidado".

O presidente disse ainda que não há mais como disponibilizar recursos federais para convencer os caminhoneiros a interromper paralisação nacional. Segundo ele, não há como negociar novas concessões, uma vez que já foram esgotados todos os meios financeiros para se chegar a um acordo.

"Nós esprememos todos os recursos governamentais para atender aos caminhoneiros em reivindicações legitimas e para não prejudicar a Petrobras. A esta altura, não temos mais como negociar, não temos mais o que fornecer", disse.

Ele disse acreditar que a crise de desabastecimento de alimentos e combustíveis será encerrada a partir desta quarta-feira (30). "Eu percebo que os líderes dos movimentos estão dizendo para voltar ao trabalho. E isso está começando a dar resultado", afirmou.

Fonte: Folha de São Paulo – 30/05/2018

Veja também