Notícias

Temer prevê expansão do setor agrícola

30 de Novembro de -0001

Notícias

O presidente Michel Temer manifestou-se ontem (20) otimista com o impulso que o setor agrícola do País poderá dar para a retomada do crescimento econômico, a partir de medidas de incentivo como o processo de desburocratização. Ele acredita que a participação dos negócios no mercado mundial deverá aumentar acima da meta, que é a de passar de 7% para 10% em cinco anos. O presidente participou da cerimônia de lançamento do Plano Agro+SP, no World Trade Center, na zona Sul da capital.

Ele reafirmou que o desenvolvimento agrícola está entre as prioridades de seu governo e anunciou a intenção de participar da Agrishow, o maior evento do setor, que ocorre em Ribeirão Preto, no interior paulista. Segundo Temer, a agricultura tem sido a principal abordagem em todas as conversas com os outros países.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Blairo Maggi disse que é intenção do governo ampliar as negociações com o México, aproveitando o espaço deixado pela política do novo presidente norte-americano, Donald Trump.

O Agro+ SP faz parte da política do Ministério da Agricultura para incentivar as exportações. O objetivo é desburocratizar as atividades, reduzindo os custos de produção e ampliando o fluxo de negócios.

O ministro da agricultura informou que a pasta recebeu até agora 400 demandas, das quais já foram atendidas em torno de 300. Entre as demandas está a questão de rótulos de produtos que exigiram a presença física dos empreendedores para a liberação. Agora, a tramitação dos pedidos e da autorização ocorre por meio de um programa online.

 Outra demanda, lembrou o ministro, é quanto à temperatura interna dos alimentos embalados que tinham de ser mantidos a 18 graus negativos. Agora, passou a ser adotado o padrão de outros países, baixando para 12 graus negativos.

Blairo Maggi informou ainda que o  Plano Safra 2017/18 deverá trazer juros mais baixos para os agricultores brasileiros, em um ambiente de queda das taxas.

 (Fonte: Reuters/ AE – 20/2)

Veja também