Notícias

Toyota e Hyundai param venda de elétricos na Noruega após explosão de posto

13 de Junho de 2019

Notícias

Uma estação de abastecimento de hidrogênio localizada em Sandvika (Noruega) explodiu no início desta semana. Como consequência prática, Toyota e Hyundai decidiram suspender a venda de seus FCV (veículos elétricos a célula de hidrogênio) no país.

A explosão do local levou ao isolamento no raio de 500 metros, mas ninguém ficou ferido em decorrência o acidente -- a estação estava vazia, segundo o site local NRK. Duas pessoas que estavam em carros próximos, porém, foram hospitalizadas devido à onda de choque provocada pela explosão, que fez com que os airbags dos veículos disparassem.

A Nel, empresa que operava a estação de abastecimento da marca Uno-X, fechou seus postos na Noruega e na Dinamarca como medida preventiva e pelo fato de ainda não saber as causas do acidente.

Vendas paralisadas

Em comunicado, o diretor da Toyota na Noruega, Espen Olson, disse que a falta de postos de abastecimento de hidrogênio no país faz não ser prático continuar vendendo o Mirai enquanto o problema não for solucionado.

"Nós paramos a venda (de carros) até que tenhamos entendido o que aconteceu, e por razões práticas, já que não é possível abastecer agora", afirmou o executivo.

A Hyundai, que é parceira da Toyota no desenvolvimento atual de carros FCV, também decidiu paralisar as entregas de seu crossover elétrico a célula de combustível por ora. UOL Carros observou o Nexo na última semana. A fabricante estuda achar alguma forma de trazer o modelo para testes no Brasil.

Em acordo com a Uno-X, a Nel planeja ter 20 estações de abastecimento de hidrogênio na Noruega em 2020.

UOL Notícias - 12/06/19

Veja também