Notícias

Trump agride o mundo ao flexibilizar regras ambientais, diz democrata

14 de Setembro de 2018

Notícias

A queda de braço entre o governo Donald Trump e o governo do Estado da Califórnia aumentou de escala nesta semana. Após o governo federal anunciar que pretende flexibilizar uma regra ambiental que deve levar ao aumento das emissões de metano, o governador da Califórnia, o democrata Jerry Brown, afirmou nesta quinta-feira (13) que Trump ficará para a história como “um mentiroso, um criminoso e um tolo”.

Na abertura do Global Climate Action Summit (GCAS), evento organizado pela ONU Meio Ambiente e que Brown levou para São Francisco, o governador disse, em entrevista coletiva, que a decisão de Trump de flexibilizar regras para aumentar as emissões de metano “é uma agressão para toda a população do mundo” e pode ser “altamente destrutivo”.

“[Trump] está querendo reduzir a regulamentação do carvão, subsidiá-lo, está tentando sabotar o nosso plano ao tentar destruir o padrão para os veículos da Califórnia, e, agora, tem esse movimento [a favor] do metano. Tudo isso junto é uma grande agressão para as pessoas da Califórnia, dos EUA e do mundo”, afirmou o governador.

A Agência de Proteção Ambiental (EPA) divulgou nesta semana uma proposta para relaxar a obrigação para que as empresas monitorem e busquem reduzir suas emissões de metano. No mês passado, Trump também já havia indicado que pretende revogar a prerrogativa dos Estados que eles têm atualmente para estabelecer suas próprias regras de redução de consumo de gasolina. A Califórnia possui um programa específico para redução de emissões, o Padrão de Combustíveis de Baixo Carbono, desde 2011.

Ao lado de Brown, o bilionário e ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg (que foi republicano e, hoje, é independente), anunciou que, por causa das recentes ações do governo Trump contra as políticas ambientais, pretende apoiar candidatos democratas ao Congresso nas eleições legislativas de novembro.

“Nas próximas seis semanas, vou apoiar candidatos que apoiam a questão do combate às mudanças climáticas e contra a violência por armas”, disse, mencionando o tiroteio ocorrido na manhã desta quarta-feira (13) em Bakersfield, na Califórnia.

Na coletiva, o governador da Califórnia reafirmou o compromisso anunciado no início da semana para alcançar emissões neutras de carbono em toda a economia do Estado em 2045 e zerar as emissões de carbono na geração de eletricidade no mesmo prazo.

Para alcançar essa meta, o democrata ressaltou que será preciso criar “tecnologias que ainda não existem”, como “aumentar a capacidade de armazenamento de energia das baterias dos veículos elétricos, novos tipos de combustíveis e de transporte, programas para o setor de construção e novas formas de uso da terra”.

Durante a coletiva, um protesto organizado pelo Greenpeace ocupava os arredores da conferência, criticando recentes permissões do governo do Estado para a exploração de petróleo de xisto. Questionado sobre o assunto, Brown afirmou que o plano de emissões neutras até 2045 inclui a meta de reduzir em 45% a produção de petróleo e gás no Estado.

Fonte: Valor Econômico - 13/09/2018

Veja também