Notícias

Trump derruba medidas de proteção ambiental criadas por Obama

29 de Março de 2017

Notícias

O presidente americano Donald Trump deu o primeiro passo para anular as principais medidas de proteção ao meio ambiente criadas nos oito anos de governo do antecessor, Barack Obama.

O decreto libera a mineração do carvão em terras que pertencem ao governo federal e abre caminho para que as usinas de geração de energia, que usam o carvão como combustível, não tenham mais que controlar a poluição que causam.

Ao criar essa exigência, em 2015, o então presidente Barrack Obama disse que era “o passo mais importante que o país já havia tomado para combater as mudanças climáticas”.

Nesta terça-feira (28), Trump disse que o novo decreto encerra a “guerra contra o carvão” e inaugura “uma nova era no setor de energia”.

O objetivo do decreto, segundo o presidente, é garantir a independência energética do país. Mas os Estados Unidos não importam carvão. Durante a campanha, ele também prometeu trazer de volta os milhares de empregos perdidos nas minas de carvão nos últimos anos. 

Segundo analistas, a causa das demissões é a mecanização das minas e a substituição do carvão pelo gás natural na geração de energia.

Trump não abandonou, pelo menos por enquanto, o Tratado do Clima de Paris, mas se as medidas anunciadas nesta terça forem implementadas, os Estados Unidos não vão conseguir cumprir o compromisso de reduzir as emissões para frear o aquecimento global.

(Fonte: Globo.com - 28/03)

Veja também