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Trump quer recuar de meta de emissões para veículos

03 de Agosto de 2018

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O governo do presidente Donald Trump propôs ontem enfraquecer as regras de economia de gasolina estabelecidas por Barack Obama, concebidas para tornar os automóveis mais eficientes no consumo de combustíveis e menos poluentes. A proposta representa um recuo relevante e já está sendo contestada na Justiça pela Califórnia e por outros Estados.

O governo Trump também advertiu que quer revogar a prerrogativa dos governos estaduais de fixar suas próprias, mais rígidas, regras de economia de gasolina. De acordo com a Lei Federal do Ar Limpo, aprovada há 50 anos, a Califórnia tem poderes de fixar suas próprias regras de economia de gasolina a fim de combater seu crônico problema de névoa seca.

Mais de doze Estados seguem os padrões da Califórnia, o que corresponde a cerca de 40% do mercado de veículos novos do país.

O abrandamento das exigências de que os automóveis sejam mais eficientes no consumo de combustível deve torná-los ao mesmo tempo mais baratos e mais seguros, permitindo que veículos dotados dos mais recentes recursos de segurança cheguem às mãos dos consumidores, argumentam as autoridades do governo Trump.

Isso tem "tudo a ver com a simples tentativa de renovar a frota... e de ter automóveis mais limpos e mais seguros nas ruas", disse Bill Wehrum, da Agência de Proteção Ambiental americana (EPA, nas iniciais em inglês). Especialistas em transporte questionam o argumento do governo federal.

Se implementada, a proposta vai manter os padrões de economia de gasolina estáveis a partir de 2020, quando a nova frota de veículos terá de alcançar uma média de 30 milhas por galão (12,68 km por litro) em percurso real. O governo Obama estabeleceu um aumento gradual na eficiência de consumo dos carros até 2026, sob o argumento de que essas e outras regulamentações sobre os veículos salvariam 40.000 vidas anuais, ao garantir um ar mais limpo.

O governador da Califórnia, Jerry Brown, qualificou ontem as propostas do governo Trump de "um atentado à saúde de todos os americanos". "Segundo seu programa temerário, os motoristas vão pagar mais nos postos, obter uma relação pior em termos de litro de gasolina por quilômetro rodado e respirar um ar mais sujo. A Califórnia vai combater esse disparate de todas as maneiras possíveis."

A Califórnia e outros 16 Estados dos EUA entraram com ação contra as regras de eficiência de combustível em maio, prevendo a nova regulamentação.

Segundo estimativas do governo Trump, as regras de eficiência de combustível de Obama elevariam os preços dos veículos em uma média de US$ 2.340. Isso afastaria muitos compradores do mercado de veículos novos, obrigando-os a dirigir veículos mais velhos, menos seguros e mais poluentes, diz o governo.

Embora a Casa Branca apoie a mudança nas regras de economia de gasolina após 2020, submeterá essa proposta, e uma série de outras, a consulta pública, inclusive a de manter em vigor as regras mais rígidas de economia de combustível do governo Obama.

Para as montadoras, a nova proposta é um ponto de partida para negociações com a Califórnia, na esperança de ter uma regra de eficiência de combustível para todo o país. É oneroso para as empresas projetar e montar veículos para a Califórnia e para os Estados que seguem suas regras, e uma série diferente para o restante do país.

Fonte: Valor Econômico - 03/08/2018

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