Notícias

Uberaba conquista Unidade Mista de Pesquisa e Inovação da Embrapa

15 de Dezembro de 2020

Notícias

Assinado no sábado (5), protocolo de intenções para a cooperação mútua entre entidades, no sentido de implantar em Uberaba a Unidade Mista de Pesquisa e Inovação do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Prefeitura de Uberaba, dentre outros.

“A partir de hoje ganhamos uma unidade da Embrapa, que passa a ser seu rosto aqui nessa região, para trazer muito mais pesquisa, conhecimento, inovação e fortalecimento para o agronegócio brasileiro”, avaliou o prefeito Paulo Piau.

O presidente da Embrapa, Carlos Luiz Moretti destacou que essa Unidade Mista tem grande importância para toda a região, sendo essa uma iniciativa francesa há mais de 20 anos se consolidando naquele país. “A ideia é aproveitar o conhecimento e expertise, e infraestrutura, principalmente os cérebros que existem numa determinada região, para trabalhar em prol de algum setor – nesse caso o agronegócio – com menos recursos financeiros, materiais e mão de obra do que se gastaria numa nova estrutura física”.

Assinaram o Protocolo de Intenções, além do prefeito de Uberaba, representantes de entidades que integram esse polo regional de desenvolvimento do agronegócio, como Embrapa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Associação dos Criadores de Zebu (ABCZ) e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). A prefeita eleita Elisa Araújo foi representada na solenidade pelo vereador também eleito para a gestão 2012-2024, Caio Godoy que assinou como testemunha do ato.

De acordo com Moretti, a partir de janeiro de 2021 as equipes se reunirão para definir uma agenda focada na contribuição do desenvolvimento competitivo e sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O fato de Uberaba ter um Centro de Inovação Tecnológica já consolidado e, cujas obras estão bastante adiantadas, contribui sobremaneira para que essa UMIP fosse aqui instalada, conforme o presidente da Embrapa.

“A cidade tem um dos parques tecnológicos mais antigos da região e a visão da atual administração em investir em Ciência e Tecnologia, promovendo assim o desenvolvimento, é um grande diferencial e, por isso, escolhemos aqui”, disse o presidente da Embrapa,

A reitora do IFTM Débora Santesso Bonnas considera que levando-se em conta que o ensino é indissociável da pesquisa e extensão, essa parceria vai contribuir para o desenvolvimento da inovação na região, agregando os alunos, especialmente de Mestrado, Pós-Graduação e Iniciação Científica, nas áreas das Ciências Agrárias, Produção Vegetal e Alimentos, com grande estrutura de laboratórios. “Isso vem se somar com a expertise dos parceiros que estarão dentro desse conceito. Com alunos ligados a empresas, começamos a colocar a pesquisa de forma aplicada, atendendo ao desenvolvimento regional. Afinal, o foco é esse”, destacou.

Outra parceria nessa empreitada é a Epamig. Fernando Oliveira Franco, que é chefe regional da Epamig Oeste, localizada no Campo Experimental Getúlio Vargas, antiga Fazenda Modelo. “É um casamento perfeito e duradouro, desde que a Epamig iniciou suas atividades, com intercâmbio de pesquisadores com a Embrapa. A UMIP vem com roupagem mais moderna com pesquisa e inovação. “Nosso papel nesse novo arranjo será de dar apoio físico, para receber os pesquisadores, trabalhando em prol desse objetivo comum”, complementou.

O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Marcos Montes Cordeiro, que esteve com o prefeito e o presidente da Embrapa por algumas vezes tratando do assunto do UMIP, destacou que essa é a concretização de um sonho da região, que o prefeito Paulo Piau incorporou. “Ele não descansou até um minuto para que essa unidade fosse implantada junto com a Embrapa”, disse, acrescentando que foram várias reuniões com a ministra Tereza Cristina Dias.

Montes considera que, além da região almejar esse empreendimento, também foi muito bom para a própria Embrapa. “Temos que parabenizar a todos, mas com toda a certeza ao prefeito Paulo Piau, que encerra seu mandato com um gol de placa, resultado de uma luta de muitos anos. Fico feliz por ter participado no Ministério da Agricultura, ao qual a empresa é ligada”, disse. 

Para coordenar o trabalho de implantação da Unidade Mista em Uberaba, a empresa designou a Embrapa Cerrado, presidida por Sebastião Pedro da Silva Neto. Desse modo, haverá a consonância dos trabalhos entre as unidades da Embrapa Sorgo, Trigo, Gabo de Corte e de Leite, tanto em relação a produção animal, quanto vegetal e ambiental. “Essas parcerias estão sendo alinhavadas há muito tempo, para trazer todas as soluções para os problemas que a sociedade trouxer”, disse.

Lotada em Uberaba, a pesquisadora da Embrapa Cerrado, Geovanna Alcântara Maciel será o elo entre todos os pontos, para o funcionamento da Unidade, no sentido de somar esforços para potencializar a obtenção de resultados. Após a assinatura do protocolo de intenções, o próximo passe será a elaboração de um plano de trabalho, com agenda bem definida, articulando com todos os atores desse processo.

 

Fonte: Jornal de Uberaba – 08/12

Veja também