Notícias

Uberaba discute previsão da safra de cana e grãos

09 de Dezembro de 2016

Notícias

A Secretaria de Desenvolvimento do Agronegócio de Uberaba (Sagri) realizou ontem (8) uma reunião com diversas instituições para que as estimativas da safra de cana e grãos fossem calculadas e discutidas. O encontro contou com a presença de membros da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Campinas, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, da Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais (Casemg), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Sindicato Rural de Uberaba (SRU) e de produtores.

A estimativa é que, para o período analisado, sejam plantados 94 mil hectares de cana, 86 mil hectares de soja e 26 mil hectares de milho. Além de discutir as previsões para a safra, também ficou acordado que a Embrapa Campinas vai auxiliar a Sagri no processo de georreferenciamento, projeto piloto desenvolvido na cidade e que já é feito em parceria com a Emater.

O georreferenciamento ajuda no levantamento da safra por meio de imagens de satélite e de softwares para localização de cada área do município e identificação da cultura, permitindo, dessa forma, a estimativa de produção e de produtividade. “A Embrapa Campinas vai auxiliar na coleta de dados e, depois, eles serão cruzados com as informações que colhemos juntamente com a Emater para serem inseridas no banco de dados da Sagri”, explica o secretário da pasta, José Geraldo Celani. Contudo, o secretário também ressalta que a tecnologia não substitui o trabalho de campo. “São atividades complementares; eu vejo tudo isso com bons olhos e acredito que vamos avançar”, complementa.

(Fonte: JM Online – 08/12)

Veja também