Notícias

UE e Mercosul seguem sem avanço

21 de Novembro de 2018

Notícias

Representantes do Mercosul e da União Europeia encerraram ontem mais uma rodada de negociações, em Bruxelas, com avanços técnicos ainda insuficientes para levar os ministros a serem chamados para a barganha política final para um acordo de livre comércio.

Conforme o Valor apurou, certas questões técnicas puderam ser resolvidas, mas outras continuam sem solução, como por exemplo a proteção de indicações geográficas, de alto interesse para os europeus.

O acesso ao mercado de carnes, etanol e açúcar e outros de interesse europeu não foi discutida. Está claro para negociadores que agora que ficará para os ministros baterem o martelo, em decisão política em algum momento. Segundo fontes, a discussão Bruxelas não mostrou que os europeus tentavam apressar ou retardar as negociações em função da mudança de governo no Brasil.

Os negociadores vão manter as discussões técnicas por telefone e ver se será possivel até o fim do ano partir para a barganha política, dessa vez com os ministros. Parece excluída assim a possibilidade de um anúncio de acordo à margem da cúpula do G20, no fim do mês em Buenos Aires. A questão é se será possível colocar nas mãos dos ministros um mínimo de temas centrais capazes de permitir a barganha final.

Valor Econômico - 21/11/2018

Veja também