Notícias

Um verão complicado na Região Sudeste

18 de Dezembro de 2019

Notícias

O verão 2019/2020 promete mais chuva do que o normal para a maioria das áreas da Região Sudeste do Brasil. Mas temos que sempre que lembrar que a chuva de janeiro e fevereiro vai cair sobre solos que já estão com bastante água acumulada, por causa da chuva volumosa da segunda metade da primavera de 2019.

A chuva no Centro-sul de Minas Gerais, sobre o Rio de Janeiro, Espírito Santo e norte de São Paulo e a Mantiqueira, começou a cair com maior frequência e forte em novembro e agora prossegue neste mês de dezembro.

Temos um verão com grande chance de formação de ZCAS (Zonas de Convergência do Atlântico Sul)  em janeiro e em fevereiro. Mas a chuvarada começou mais cedo, do meio para o fim da primavera e então, podemos pensar em um verão com maior chance de deslizamentos de encostas, maior número deste tipo de evento no Sudeste e começando mais cedo.

No verão passado faltou chuva e não tivemos grandes problemas no interior do Sudeste. Os problemas de chuvarada foram no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro e na Serra do Mar.

Mais chuva para o Nordeste

Com a temperatura da água do Atlântico favorável para aproximar a ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) do Brasil e com grande chance de formação de ZCAS, a chuva do verão 2019/2020 volta a cair com fartura sobre o Nordeste. A tendência é de chuva acima da média na Região, de forma geral. A ZCAS vai aumentar a chuva sobre a Bahia.

A atuação da ZCIT será mais notável em fevereiro.

A Região Sul do Brasil deve ser a menos favorecida com chuva no verão 2019/2020 e a estação deve terminar com chuva abaixo da média. Esta é uma má notícia para a Grande Florianópolis que desde meados de 2019 registra problemas com o abastecimento de água.

Patricia Madeira comenta que "não há sinal de bloqueio atmosférico para o verão 2019/2020, mas as frentes frias e as pancadas de chuva, típicas de verão, serão menos frequentes sobre o Sul do Brasil."

Chuva farta em quase todo o Centro-Oeste

Grande parte do Centro-Oeste terá "invernada" neste verão. Com a expectativa de formação da ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul -, o verão 2019/2020 promete muita chuva para o Mato Grosso, Goiás e para o Distrito Federal.

Os dias de muita nebulosidade e chuva associados com a atuação da ZCAS são chamados popularmente de "invernada" pelos agricultores o Centro-Oeste.

Em Mato Grosso do Sul, o excesso de calor deve ser notado neste verão.

Verão com chuva no Norte do Brasil

Com expectativa de maior atuação da ZCIT e a de formação de ZCAS, a chuva do verão 2019/2020 deve ficar dentro ou acima da média em vários estados da Região Norte. O Tocantins devem ser especialmente beneficiados com chuva volumosa.

Fonte: Climatempo – 18-12-2019

 

Veja também