Notícias

Uma mulher "faz chover" na Coruripe

13 de Março de 2017

Notícias

Na Zona da Mata Sul alagoana o sol e o calor são típicos do Nordeste, assim como a escassez de chuva, mas, nem por isso, os canaviais da usina Coruripe Matriz, localizada em Coruripe, Alagoas – a maior usina da região Norte-Nordeste –, lembram aquela imagem desolada dos canaviais que sofrem com a seca, apresentando canas amarelas e mirradas. O tapete que cobre essa região de tabuleiros é verde, a cana é viçosa. Um dos segredos é que a Coruripe faz chover quando precisa, na hora certa, na quantidade exata e molha a planta por cima ou só na raiz.

Uma certeza os gestores da Coruripe sempre tiveram: há forte escassez de chuva na região. Para contornar esse problema, a solução foi investir na irrigação. Dos 29 mil hectares que a usina mantém em produção, mais de 25 mil são irrigados. São várias as modalidades de irrigação: pivô, canhão, gotejamento. Enquanto que as áreas não irrigadas (de sequeiro) em ano bom de chuva produzem cerca de 50 a 60 toneladas de cana por hectare (mas já teve ano de 30 toneladas), a média das áreas irrigadas com pivô é de 90 toneladas e das áreas com gotejamento é de 106 toneladas. Com cana de primeiro corte irrigada por gotejamento, com produtividade de 175 toneladas por hectare.

Mas, a Coruripe não chegou a estes resultados de uma hora para outra, são quase 30 anos se especializando nos fundamentos da irrigação, estruturando o projeto para investir corretamente nesse aparato de irrigação e também para aprimorar aquele que é considerado o mais moderno sistema de irrigação por gotejamento em cana do Brasil.

A Coruripe leva o assunto irrigação tão a sério, que o setor conta com cerca de 1000 funcionários. E é uma mulher que coordena toda essa equipe: a engenheira de produção Sandra Maria da Silva, que está há 16 anos na Coruripe, começou como estagiária na época em que fazia o técnico agrícola, depois cursou engenharia de produção.

Pedro Carnaúba, gerente agrícola da Coruripe Matriz, por mais de 20 anos atuou como coordenador de irrigação da Coruripe, não é errado dizer que é ele o mentor de todo esse projeto de cana irrigada. Ele é um apaixonado e um dos maiores especialistas no Brasil no tema irrigação em cana. Quando Pedro assumiu a gerência agrícola da unidade, em 2013, colocou Sandra para ocupar sua antiga função, e não se arrependeu.

“Ela além de entender do assunto, domina as áreas de planejamento e custos. Já implantou ações que reduziram o consumo de energia e água nas operações e outras que aumentaram a eficiência elevando a produtividade do canavial. Reduziu em 15% o custo do setor de irrigação. Com essa experiência com a Sandra, por mim colocaria mulheres em todas as áreas de planejamento da empresa. Vamos encher a Coruripe de mulheres”, diz Pedro, feliz da vida.

Não perca a edição 40 da CanaOnline, Especial Cana Substantivo Feminino, sai a semana que vem. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.

Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.

(Fonte: CanaOnline  - 8/3)

Veja também