Notícias

Unica aplaude nomeação de Alexandre Baldy para o ministério das cidades

27 de Novembro de 2017

Notícias

A nomeação do deputado federal Alexandre Baldy (sem partido-GO) para o Ministério das Cidades foi bem recebida pela diretoria União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). Juntamente com a entidade, o novo ministro, empossado nesta quarta-feira (22/11), foi um dos principais articuladores do Programa RenovaBio, considerado inovador por propor o desenvolvimento da indústria nacional de biocombustíveis sem concessões de subsídios ou renúncia fiscal.

Empossado na quarta-feira (22/11) para ocupar oficialmente a vaga aberta com a saída de Bruno Araújo (PSDB-PE), Alexandre Baldy teve uma atuação de destaque no comando da Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético.

Criada em 2013, o movimento é composto por 200 deputados e luta pela implementação de regras claras e de longo prazo na diferenciação tributária e na formação de preços entre o etanol e a gasolina, na criação de um ambiente que favoreça e incentive a inovação tecnológica nas áreas de produção agrícola e industrial, bem como no aumento da eficiência do consumo do etanol nos automóveis flex.

A Frente também briga por incentivos à bioeletricidade produzida a partir do bagaço e da palha e pela elaboração de políticas públicas que reconheçam a importância e valorizem os mais de 70 mil fornecedores de cana do País.

Entre as conquistas mais recentes está o Programa RenovaBio, considerado estratégico para a retomada dos investimentos na indústria de biocombustíveis no Brasil e um poderoso instrumento para ajudar no cumprimento das metas brasileiras assumidas no Acordo de Paris para a descarbonização da economia e redução da emissão de gases de efeito estufa no transporte veicular.

Na semana passada (22/11), em Brasília, a Câmara dos Deputados aceitou o pedido de urgência para acelerar o trâmite de aprovação do Projeto de Lei nº 9086/2017. O requerimento, protocolado pelo deputado Evandro Gussi (PV-SP) foi aprovado com 299 votos favoráveis, nove contrários e uma abstenção. Com isso, o PL passa a ser prioridade entre as pauta a serem analisadas em plenário.

Com a nomeação de Baldy para o Ministério das Cidades, o nome do novo presidente da Frente Parlamentar será decido nos próximos dias.

(Fonte: Unica – 23/11/17)

Veja também