Notícias

Unica realiza missão em Londres

29 de Novembro de 2019

Notícias

O diretor executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Eduardo Leão, participou, entre os dias 26 e 28 novembro, do 28° Seminário do Internacional Sugar Organization (ISSO), que contou com atores globais da produção de açúcar para debater temas como protecionismo e regulação dessa commodity, mas também formas de cooperação com outros países, particularmente em relação ao etanol. A participação da UNICA faz parte do projeto setorial com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Com o tema Sugar: It’s about people, o 28° Seminário do Internacional Sugar Organization (ISO), realizado nos dias 26 e 27, teve como foco o lado humano do setor, com objetivo de projetar ideias e histórias relevantes daqueles que fazem a diferença pelo açúcar, envolvendo comunidades e desenvolvimento sustentável.

O executivo também participou da primeira reunião formal da União dos Açucareiros Latino-Americanos (UNALA), da qual a UNICA é uma das fundadoras. “O objetivo principal da entidade é o de trocar experiências sobre o que está acontecendo em relação ao açúcar nos dez países da américa-latina que fazem parte da UNALA e, assim, entender as lições aprendidas em cada país e experiências bem-sucedidas de comunicação e de diálogo com os governos e a sociedade. A ideia é evitar que o açúcar continue sendo vítima do processo de vilanização que estamos vivenciando”, disse Eduardo Leão.

Ontem, ocorreu o Global Sugar Alliance (GSA), um fórum informal que defende o livre mercado de açúcar. Esse fórum, que conta com a adesão dos principais países produtores e exportadores de açúcar, tem sido um importante para debater ações a favor do livre comércio e contra mecanismos de proteção e subsídios praticados por diversos países ao longo desse período.

“A Global Sugar Alliance foi fundamental para facilitar a coordenação de ações conjuntas contra o protecionismo, a exemplo do bem-sucedido painel na OMC contra a União Europeia na OMC promovido por integrantes dessa aliança no início dos anos 2.000 e, mais recentemente, na decisão da abertura de novo painel, desta vez contra a Índia, por três grandes exportadores de açúcar, Brasil, Austrália e Guatemala”, explicou Leão.

Projeto

A Apex-Brasil e a UNICA tornaram pública em fevereiro de 2008 uma estratégia para promover a imagem dos produtos sucroenergéticos no exterior, em especial do etanol brasileiro como uma energia limpa e renovável. As duas entidades assinaram um convênio que prevê investimentos compartilhados. O projeto pretende influenciar o processo de construção de imagem do etanol e demais derivados da cana junto aos principais formadores de opinião mundial – governos e meios de comunicação, bem como empresas de trading, potenciais investidores e importadores, ONGs e consumidores.

Fonte: Unica – 28/11/19

Veja também