Notícias

Unica realiza workshop gratuito para preparar setor para RenovaBio

21 de Março de 2019

Notícias

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) promove, no dia 03 de abril, em Piracicaba (SP), workshop gratuito para representantes do setor sucroenergético, com a temática: “Como se preparar para o RenovaBio”.

De acordo com o Diretor Técnico da UNICA, Antonio de Pádua Rodrigues, o objetivo da oficina é apresentar para indústria e fornecedores de cana os indicadores que farão parte do processo de certificação para emissão de CBios, instrumento que será negociado e precificado no mercado financeiro. “Mostraremos como esse processo pode, e deve, melhorar a gestão da unidade, possibilitando ganhos de produtividade e redução de custos”, destacou Pádua.

O workshop será realizado com apoio da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), representada pela Superintendência de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos.

Inscreva-se gratuitamente aqui  (vagas limitadas)
 
Programa

13h30 - Credenciamento
14h às 14h20 - Abertura

14h20 às 15h - O funcionamento do RenovaBio e as mudanças para a indústria sucroenergética, por Luciano Rodrigues, gerente de economia e análise setorial da UNICA

15h às 16h - Regulamentação do RenovaBio pela ANP e o processo de certificação, por Danielle Machado e S. Conde, Superintendente Adjunta SBQ, e Maria Auxiliadora Nobre, Especialista em Regulação - ANP

16h às 16h40 - Operacionalização e aspectos práticos da certificação, por Felipe Bottini, da Associação Brasileira das Empresas de Verificação de Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa e Relatórios Sócioambientais (ABRAVERI) 

16h40 às 17h30 - Sessão de perguntas e respostas


17h30 -  Encerramento

Unica – 20/03/19

 

Veja também