Notícias

Unimed-BH consome 80% do mercado livre

22 de Junho de 2017

Notícias

A Unimed-BH acaba de migrar oito unidades ou o equivalente a 80% de seu consumo de energia elétrica para o mercado livre. Isso vai permitir uma redução de 25% dos custos da empresa com o insumo.

A meta da cooperativa é atingir os 100% ainda neste exercício, com a adaptação de algumas unidades, que contarão com placas de energia fotovoltaicas para geração. Toda energia comprada pela rede é incentivada, ou seja, gerada a partir de fontes renováveis, como solar, biomassa, eólica ou de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs).

Apesar de não revelar o montante investido no processo, o superintendente administrativo-financeiro da Unimed-BH, Fernando Coelho Neto, destaca que esta é mais uma ação de sustentabilidade e redução de custos da cooperativa, na busca máxima pela eficiência de mercado.

Segundo ele, desde o ano passado, a empresa tem voltado sua atenção para o mercado livre de energia, principalmente porque isso tem se tornado uma tendência de mercado. De acordo com a última Resenha Mensal da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), ligada ao Ministério de Minas e Energia, enquanto o mercado cativo das distribuidoras apresentou redução de 10,2% em abril, o consumo livre aumentou 21,8% no mês.

“Já realizamos a migração de oito unidades: dois grandes hospitais, três ambulatórios e três prédios administrativos e, com uma recente mudança na regulamentação, ainda vamos conseguir mais três – um hospital de Betim e dois ambulatórios, e atingir 90%”, revela.

As unidades da Unimed-BH que adotam esse modelo de fornecimento de energia renovável são os três edifícios administrativos (Inconfidentes, Rio Doce e Francisco Sales), os centros de Promoção da Saúde – Unidades Santa Efigênia, Contagem e Pedro I, o Hospital Unidade – Unidade Contorno e a Maternidade Unimed - Unidade Grajaú.

Tendência mundial - Ainda segundo o superintendente, o Hospital de Betim, que está sendo construído, com previsão para inaugurar em 2019, sob investimentos superiores a R$ 150 milhões, já vai entrar em operação com a energia contratada no mercado livre. “Essa é uma tendência mundial e mercadológica. Daqui para a frente, todos os projetos serão assim”, adiantou.

O compromisso com práticas sustentáveis é permanente e faz parte do dia a dia da Unimed-BH. A cooperativa tem metas para a redução do consumo de água e energia em suas unidades próprias, com indicadores monitorados mensalmente.

A gestão de resíduos, com o incentivo à coleta seletiva, é um dos projetos: no ano passado, 67 toneladas de recicláveis foram destinadas a cooperativas de recicladores. Há, ainda, estímulo à redução do volume de impressões, com consumo consciente de papel, e, como resultado, em 2016, houve queda de mais de 240 mil impressos em relação ao ano anterior.

(Fonte: Diário do Comércio – 22/06/17)

Veja também